recadosdoaarao



As almas
Voltar




01/11/2013
No Purgatório


As almas - No Purgatório
1/11/2013 08:22:13

As almas - No Purgatório


Trechos extraídos do Livro : O MANUSCRITO DO PURGATÓRIO (Mons. Ascânio Brandão)
No purgatório se ama?
Re:_Sim, mas é um amor de reparação, e se nós tivéssemos amado á Deus como deveríamos na terra, não seríamos tão numerosas e não haveria tantas almas no lugar de expiação!
As promessas feitas em favor daqueles que rezam o Terço de S. Miguel são verdadeiras?
Re:_As promessas são reais, mas não se deve acreditar que as pessoas que rezam o Terço por rotina e sem o procurar fazer com perfeição, sejam logo tiradas do Purgatório. Seria um erro. São Miguel faz muito mais ainda do que promete, mas os que estão condenados a um longo Purgatório, não os retira assim tão depressa!
É verdade que a lembrança da devoção ao Santo alivia muito as almas, mas que sejam de todo libertadas do Purgatório, não. Eu que o diga, eu posso bem servir de exemplo!...A libertação imediata só a terão as pessoas que trabalharam corajosamente para a sua perfeição, e que tiveram pouca coisa a expiar no Purgatório.
A França é bem culpada, infelizmente ela não está só!
Neste momento não há um reino cristão que não procure aberta ou surdamente expulsar Deus do seu seio. As sociedades secretas e o diabo fomentam estas revoltas. É agora a hora do príncipe das trevas. Deus há de mostrar que só Ele é o Senhor único! Talvez não seja feito isso com doçura, e fará sentir o Seu poder, mas nos próprios castigos Jesus é misericordioso.
São Miguel há de intervir na luta pessoal da Igreja. Ele é o Chefe desta Igreja tão perseguida, mas que não será aniquilada, como pensam os maus. Quando há de intervir S. Miguel, eu não o sei. É preciso rezar muito nesta intenção, invocar o Arcanjo lembrando-lhe todos os títulos que tem, pedir-lhe a  intercessão junto d’Aquele sobre o qual tem tanto poder.
Que não se esqueçam da Santíssima Virgem! A França é o seu reino privilegiado. Ela o salvará. Fazem muito bem em pedir, por toda parte,  Rosários e Terços. E esta oração é a mais eficaz nas necessidades presentes.
No Purgatório nós não recebemos as indulgências que nos são aplicadas, senão á maneira de sufrágio e como Deus o permite, e segundo as Suas divinas disposições. É verdade que não temos apego ao pecado mas, não estamos sob o reino da misericórdia, mas sob o império da Justiça, e desta justiça receberemos o que Deus quer que nos seja aplicado.
Estais aflita por ver que Deus é insultado em Paris, mas estas pessoas não sabem o que fazem, e Jesus se sente mais insultado e ofendido com os pecados que cometem as almas que Lhe são consagradas e não são o que deveriam ser, do que com as injúrias daqueles que não são Seus amigos.
Ó, se vos fosse dado compreender na terra como Jesus é tratado com indiferença e desprezo neste mundo! E não só pelo mundo.  Ele é insultado, ridicularizado, mesmo por aqueles que O deveriam amar. É assim que se encontra indiferença nas Comunidades entre religiosos e religiosas, sua gente escolhida!
Lá, onde deveria ser tratado como amigo, como Pai, como Esposo, O consideram e O tratam mais como um estranho. Esta indiferença se encontra também no clero. Jesus é tratado como de igual para igual.. Os que deveriam tremer pensando na Augusta Missão que receberam, a desempenham com indiferença e aborrecimento!
Quantos possuem o espírito interior? Um número muito pequeno. São numerosos no Purgatório os Padres que expiam a sua vida sem amor e sua indiferença.
É preciso que eles expiem pelo fogo e em torturas de todas as formas as suas negligências. Eis o grande sofrimento do Coração de Jesus: a ingratidão dos Seus. E, no entanto, o Divino Coração está todo transbordando de amor e só quer difundi-Lo.
Jesus quer encontrar algumas almas mortas para si mesmas. Jesus derramará nelas ondas de amor mais do que já não o fez por ninguém neste mundo. Ó , como Jesus, como a Sua Misericórdia, como o Seu Amor são poucos conhecidos nesse mundo!
Procura-se conhecer tudo, aprofundar-se em tudo, exceto no que trás a felicidade, a única coisa verdadeira...Que tristeza!
Os sofrimentos do corpo e do coração são a her
ança dos amigos de Jesus enquanto estão neste mundo. Quanto mais Jesus tem amor a uma alma, tanto mais a faz participante das dores que Ele sofreu aqui por nosso amor. Feliz a alma assim privilegiada! Quantos méritos não pode adquirir! É o caminho mais curto para chegar ao Céu. Não tenhais medo do sofrimento, ao invés, amai-o, porque ele nos aproxima mais perto d’Aquele que amamos.
Já não vos disse um dia que o amor tornará doce o que vos parece agora tão amargo porque não amais bastante?
O meio mais infalível para chegar depressa á união com Jesus, é o amor, mas o amor unido ao sofrimento.
Se soubésseis como o sofrimento é bom para a alma! São as mais doces carícias que  o Divino Esposo faz àquela que ama e com quem quer se unir intimamente. Jesus envia á alma que ama, sofrimento sobre sofrimento, penas sobre penas a fim de desapegá-la de tudo que a cerca...Então pode lhe falar ao coração.
Na morte vereis que nunca se fez demais. Sede generosa e não vos escuteis. Vede o fim para o qual vos chama Jesus: a santidade, o puro  amor, e depois, caminhai sempre sem olhar para trás.
A cruz, as grandes cruzes, as que trituram o coração, são a herança dos amigos de Deus. Vós queixastes nestes dias á Jesus, porque Ele vos enviou muito sofrimento durante este ano? É verdade, mas porque achais tão pesadas as cruzes? É que não O amais ainda bastante. As cruzes ainda não se acabaram. As que tivestes até aqui, são apenas o prelúdio do que vos espera. Não vos disse que teríeis sofrimentos do corpo e do espírito, e ás vezes os dois juntos? Não há santidade sem sofrimento. Entretanto, quando deixardes que a graça possa agir livremente e que Jesus possua vossa vontade , e seja o Mestre absoluto de tudo em vós, então as cruzes por mais pesadas que sejam,  não hão de pesar mais. O amor absorverá tudo. Até lá, porém, sofrereis muito,  porque não é num instante que a alma chega assim a se desapegar de todas as coisas para não agir senão por amor. Jesus vê com muito prazer os vossos esforços.
Ó, se Jesus fosse mais conhecido na terra! Mas é tão esquecido! Pelo menos vós, amai-O, crescei sempre neste amor para agradá-Lo. Trabalhai sem descanso para chegardes até lá onde Ele vos quer ver.
Ai! Quantas vidas parecem cheias de boas obras e no entanto, na hora da morte estarão vazias! Se soubésseis quão poucas são as pessoas que agem só por Deus e que praticam seus atos só por Deus! Na morte então, ai! Quando a gente não está mais cego, quanto arrependimento! Ai! Se refletissem algumas vezes no que é a eternidade! Que é esta vida comparada com este dia sem noite para os eleitos, e esta noite que não há de ter fim dos condenados! Ama-se tantas coisas na terra, apegam-se a tudo neste mundo exceto a Aquele que unicamente deveria merecer nossa afeição e ao qual recusamos nosso amor!
Jesus nos tabernáculos espera os corações que O amam, e não os encontra...
Há muitos protestantes salvos?
Re:_Pela Misericórdia de Deus, um certo número de protestantes se salva, mas o purgatório deles é longo e rigoroso. Eles não abusaram da graça é verdade, como muitos católicos, mas não tiveram as graças insignes dos Sacramentos e outros socorros da verdadeira religião, o que faz com que a sua expiação se prolongue por muito tempo no Purgatório.
Eu recebo mais alivio de uma das ações de graças feita com uma grande união á Jesus, do que de uma oração vocal. O que Deus mais ouve? Tudo que é feito com espirito interior. Quanto mais íntima é a união de uma alma com Deus, mais esta alma é ouvida. Uma alma intimamente unida á Jesus, é dona do Seu Coração Divino. Deveis procurar sempre esta união que Jesus espera  há muito tempo de  vós. Se quereis agradá-Lo, eis o único meio: aproximar-vos sempre mais do Seu Coração, por uma grande atenção aos menores desejos da Sua vontade Santíssima. É preciso que Ele vos vire e revire como bem queira, sem nunca encontrar resistência de vossa parte. Então haveis de ver e compreender Sua bondade!
Procurai trabalhar atentamente só por Deus. Não procureis outro para testemunha de
vossas ações.
Ai! Se soubessem o que eu sofro! Rezai por mim. Sofro por toda parte e muito.
Ó meu Deus, como Sois misericordioso! Ai! Ninguém pode imaginar o que seja o Purgatório! É preciso ser muito boa e ter compaixão das almas!
Há um grande espaço entre o Purgatório e o Céu! Ás vezes, ouvimos um eco das alegrias que desfrutam os bem aventurados no Céu! Todavia, é como que um castigo para nós, porque nos dá um grande desejo de ver á Deus. No Céu a luz pura...no Purgatório,  profundas trevas...
As almas muito culpadas não veem a Santíssima Virgem.
Quando se liberta uma alma do Purgatório é uma grande alegria para Deus. Eu terei um pouco de alivio no dia de Páscoa.
Fazeis muito bem em rezar e mandar rezar para S. Miguel. A gente é muito feliz na hora da morte por ter confiança em alguns Santos, para que sejam nossos protetores junto de Deus naquele terrível momento.
Sim, nós vemos algumas vezes a São José, mas não tantas vezes como a N. Senhora.
O Purgatório das religiosas é mais longo e rigoroso que o das pessoas do mundo, porque abusaram mais das graças.
Deus quer que não penseis senão Nele, que não vivais senão para Ele, e não sonheis senão com Ele, não vos volteis senão para Ele.
A Eucaristia deve ser para vós um imã que vos atraia sempre cada vez mais. A Eucaristia, numa palavra, deve ser o móvel de toda a vossa vida.
Fazei cada manhã uma oração para adorar a Nosso Senhor em todas as Igrejas onde  se acha abandonado. 
Transportai-vos então pelo pensamento para essas Igrejas e dizei á Jesus quanto O amais e quereis reparar o abandono em que Ele se encontra. Renovai essa intenção muitas vezes no dia. Dareis um grande prazer á Jesus.
Vêde como Jesus está só! Neste momento poderia ter Ele aqui mais gente se houvesse um pouco mais de boa vontade. Todavia, que indiferença até entre as almas religiosas! Nosso Senhor é muito sensível no Santíssimo Sacramento! Pelo menos, então,  amai-O pelas almas injustas, e o bom Jesus sentir-se-á confortado e consolado neste desprezo.
Tivestes um bom pensamento de me convidar no encerramento do retiro para adorar Jesus presente em vosso coração durante a ação de graças depois da Comunhão. Se já o tivésseis feito até agora, eu teria tido mais alivio. Fazei também assim antes de vossas orações.  Depois ofereceis um pouco do vosso trabalho por mim, eu tenho um desejo tão grande de ver á Deus.
Qual é o melhor meio de glorificar á S. Miguel?
Re:_O meio mais eficaz de o glorificar no céu e na terra é recomendar quanto possível a devoção ás almas do Purgatório e fazer conhecer a grande missão que Ele tem junto das almas sofredoras. Ele é o encarregado de levá-las do lugar de expiação e introduzi-las depois da satisfação,  no Céu, morada eterna. Cada vez que uma alma vem aumentar o número dos eleitos Deus é glorificado por ela e esta glória de certo modo reflete sobre o glorioso ministro do Céu. É uma honra para ele apresentar ao Senhor das almas que irão cantar as infinitas misericórdias e unir seu reconhecimento aos dos eleitos por toda eternidade. Eu não posso vos fazer compreender todo o amor que o celeste Arcanjo tem por Seu Divino Mestre, e o amor que por sua vez Deus tem por S. Miguel e bem como a grande piedade que S. Miguel tem de nós. Ele nos dá coragem nos sofrimento quando nos fala do Céu. Dizei ao Padre que se ele quiser dar um grande prazer a S. Miguel, recomende muito a devoção às almas do Purgatório. Não se pensa muito nisto neste mundo! Quando se perdem os parentes e amigos, fazem algumas orações, choram durante alguns dias, depois...tudo se acaba! As Almas ficam abandonadas! É verdade que elas merecem muito porque não rezaram pelos mortos quando na terra, e o Divino Juiz só nos dá no outro mundo o que fazemos neste. As pessoas que deixaram esquecidas as almas do Purgatório,  serão esquecidas também, mas se lhes tivessem  feito conhecer o que é o Purgatório, talvez elas tivessem procedido de outra maneira , de modo muito diferente.
Quando Deus  o permite, podemos nos comunicar di
retamente com o Arcanjo , á maneira dos espíritos e como as almas se comunicam entre si.
Como se festeja S. Miguel no Purgatório?
Re:_No dia de sua festa, S. Miguel vem ao Purgatório e volta para o Céu com muitas almas, principalmente as almas que lhe tiveram devoção.
Que glória recebe S. Miguel da sua festa na terra?
Re:_Quando se faz a festa de um Santo na terra, ele recebe no Céu uma glória acidental. Ainda mesmo que não o festejem na terra, em memória de alguma ação especial heroica que praticou neste mundo, ou da glória que deu á Deus em alguma ocasião, nesta época, recebe no Céu uma recompensa especial que consiste numa maior glória acidental, junta com a que lhe dão na terra.
A glória acidental que recebe S. Miguel é superior á de todos os outros santos, porque esta glória de que vos falo, é proporcionada á grandeza do mérito daquele que a recebe, como também ao valor da ação que mereceu esta recompensa.
Tudo passa e passa depressa! Não tenhamos tanta preocupação pelas coisas que um dia hão de se acabar! Olhemos sempre o que nunca mais se há de acabar. Por nossas ações santas e  unidas á Jesus, embelezemos nosso trono no Céu. Façamos o nosso trono mais alto, alguns degraus mais próximo d’Aquele que havemos de contemplar e amar por toda a eternidade. Eis o que deve ser a vossa ocupação na terra.
Vou procurar fazer com que entendais quanto possível o que é o Céu. Festas e sempre novas, que se sucedem sem interrupção, uma felicidade sempre nova e que a gente nunca sentiu. É uma torrente de alegria que transborda sem cessar sobre os eleitos. O Céu é principalmente Deus, Deus amado, sentido, provado, é uma saciedade de Deus sem se poder saciar nunca!
Quanto mais a alma amou a Deus na terra, tanto mais atinge ao cume da perfeição, tanto mais compreende o Céu!
JESUS é a verdadeira alegria da terra e a eterna alegria dos Céus!
“Continua no próximo capítulo”.(Gentileza Lúcia)


Artigo Visto: 4168

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.198.927
Visitas Únicas Hoje: 157
Usuários Online: 77