recadosdoaarao



Diversos
Voltar




16/03/2007
Babel está doente


Notícias Urgentes - Caminho de Babel
16/03/2007 11:42:25
Notícias Urgentes - Babel está doente

Babel está doente

(Abaixo uma reportagem saída no Jornal de Santa Catarina, referente a distribuição de um medicamento contra a depressão. Imaginem o caos, numa só cidade 80 mil comprimidos de anti-depressivo. Que será do país? Que será do mundo? Digo, com toda certeza e sem medo de errar: depressão é falta de oração! Falta de Deus! Quem não tem Deus de verdade, precisa de medicinas deste tipo. Que horror! Vem Senhor Jesus, senão a humanidade inteira morre desta praga moderna)

Fluoxetina forma fila na policlínica
Farmácia básica distribui 21,3 mil cápsulas do antidepressivo em três horas
ISABELA KIESEL
JSC - 16/03/07

BLUMENAU - Antes das 7h de ontem, a fila já ultrapassava as portas de saída da Policlínica de Referência e Especialidades Lindolf Bell. Permaneceu assim até as 10h15min, quando terminou a distribuição de 21.280 cápsulas de fluoxetina, medicamento utilizado no tratamento da depressão. Teve paciente que esperou até duas horas para conseguir o remédio na farmácia básica.

- Eles deveriam analisar melhor o serviço para não deixar o povo sofrer. Eu sou jovem e agüento, mas tem idoso sofrendo na fila - comentou o eletricista Luis Zilmer, 32 anos, ao sair com o antidepressivo para a esposa, depois de uma hora e meia de espera.

- É um abuso. A gente chega cedo e não tem noção do horário que vai ser atendido. O problema é que dependemos disso e somos obrigados a esperar - desabafou na fila a auxiliar de serviços, Terezinha Alves, ao dizer que testemunhou uma senhora indo embora chorando sem conseguir o remédio.

De acordo com a farmacêutica Lucinéia Largura Vendramini, o problema na farmácia básica está no dia que há distribuição da fluoxetina. Nos outros dias, a fila não ultrapassa 10 pacientes.

São 80 mil drágeas todos os meses

Mensalmente, a policlínica recebe 80 mil drágeas do medicamento. Na tentativa de agilizar o atendimento e reduzir a fila de espera, em novembro do ano passado, a farmácia básica começou a distribuir o remédio uma vez por semana. Antes, a remessa era entregue à população em um único dia, durante a primeira quinzena do mês.

- Desde novembro, estou distribuindo as cápsulas de fluoxetina por semana. O atendimento durava até à tarde. Este mês que ficou mais complicado. O estoque já termina na metade da manhã - informou a farmacêutica.

Lucinéia avisa que o paciente só pode retirar mais remédio passados 60 dias da prescrição do médico. Antes desse período, as cápsulas não podem ser entregues:

- Se o médico não aumentou a dose da pessoa, não tem como distribuir antes do tempo porque ela está tomando errado. E tem paciente que vai para fila quando não está na hora.

( isabela.kiesel@santa.com.br )

Contraponto

O que diz a secretária de Saúde, Elizabete Ternes Pereira:

Elizabete vê com preocupação o problema da distribuição de fluoxetina aos pacientes do SUS. Ela diz que a secretaria estuda uma forma diferente de distribuir o medicamento, mas ainda não chegou a um modelo ideal. Uma das hipóteses, segundo ela, é a de descentralizar a entrega. Desde janeiro do ano passado, as cápsulas do antidepressivo são entregues também no Ambulatório Geral da Velha, aos pacientes daquela região.
- Já melhorou bastante. Mantendo bom sistema de controle, podemos tentar redistribuir melhor, estendendo a outros ambulatórios - comenta.
Sobre a possibilidade de reforço policial nos dias de entrega da fluoxetina, Elizabete diz que não há necessidade: - Queremos a população como parceira, e não opositora.

Jornal de Santa Catarina - 16/03/07


Artigo Visto: 1529

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.201.546
Visitas Únicas Hoje: 288
Usuários Online: 67