recadosdoaarao



Artigos
Voltar




23/10/2007
A conversão


Artigos - A conversão
23/10/2007 17:51:27
Artigos - A conversão

2071023 A CONVERSÃO
 
Há dias que sinto vontade de escrever novamente – já o fiz outras vezes – sobre este assunto: a conversão! Faço isso, porque tem sido constante a preocupação e a pergunta de centenas de leitores, sobre a dificuldade da conversão das pessoas. Nos últimos dias, até de outros países nos escreveram leitores deixando transparecer certo desânimo em relação ao seu trabalho de divulgação dos livros e das mensagens, porque “perece não adiantar de nada”, pois as pessoas não querem nem saber de mudar de vida.
 
Vejam: Nós sempre temos aprendido e passado adiante, que cada pessoa tem seu momento certo de entender e de atender ao chamado de Deus. Ou de negá-lO! Tal como cada um de nós recebeu a graça da conversão, e a graça maior, de entendermos estes tempos finais – dons da Sabedoria e do Entendimento – no momento em que o Pai julgou perfeito e oportuno, também os nossos terão este momento. Simplesmente não devemos ter medo de nada, porque a promessa de Deus não falha: se houver alguém rezando por outro que anda no erro, por mau que ele seja, a conversão virá. E temos milhares de exemplos deste tipo.
 
Em primeiro lugar é preciso entender que a conversão é um processo demorado, às vezes difícil, palmilhado de espinhos e percalços, e tudo isso faz sentido. Em primeiro lugar, por uma característica intrínseca de nossa natureza: o homem tende a não dar valor a aquilo que lhe chega muito fácil. O exemplo mais gritante e mais terrível disso se deu com Adão e Eva no Paraíso: eles o ganharam de graça, e não valorizaram! Tinham já um infinito debaixo de seus pés, e queriam ir além do impossível. E isso perdura até os nossos dias, embora seja um laço, uma barreira que devamos vencer.
 
Sim, porque, afinal, tudo é dom, tudo é graça e mistério do Amor Insondável de nosso Deus, que de fato não queria que adquiríssemos os dons na dificuldade e na dor, e sim no amor, na humildade, jamais na arrogância do ser sem Deus. Deste modo, tudo aquilo que se conquista com dificuldade, com sofrimento, com muito suor e luta, tende a ser para nós algo de inestimável. E verdade dá-se o seguinte: se o prêmio pelo primeiro lugar em uma disputa é um simples pedaço de pau, ninguém dará valor a taça de ouro do último lugar, em especial se for conquistada sem mérito algum.
 
São psicologias do homem, que Deus entende, e bem mais que isto. Quanto a conversão, isso quer dizer que se ela acontecesse de súbito, sem esforço, sem luta, sem o devido suporte da fé, especialmente da oração, a graça não frutificaria e a pessoa tende até a ficar pior. Cito o exemplo que é real, de um senhor, pai de família, ainda bastante jovem! Ele levava uma vida não boa, bebia bastante, tinha problemas com a esposa e certa vez, assistindo a uma pregação da RCC, sentiu-se tocado pela graça.
 
Nos dias seguintes ele era visto ajudando nas celebrações, deu diante de toda a assembléia seu depoimento de conversão, chorou muito, pediu perdão a todos, confessou-se e durante algumas semanas foi a boa surpresa e até o troféu dos pregadores. Acontece que ele nem sabia rezar. Não tinha suporte, não tinha base de sustentação, porque o dom da Piedade é sem duvida o alicerce dos outros, pois se firma em Deus. E sem saber rezar, sem ter o ímpeto para o Rosário, também logo os outros dons fenecem, e a conversão entra num tempo muito perigoso, que é o da noite da alma, que vem antes de findar o dia.
 
Resultado, este senhor ficou aos poucos, dezenas de vezes pior do que era antes. Passou a beber degenerado, a bater na esposa e nos filhos,
a incomodar toda a família, a mãe e os irmãos de tal forma que nada o satisfaz. Além disso, não trabalha, é sustentado pelos outros, e se acha ainda no direito de exigir que lhe sustentem. Noutro dia quis colocar fogo na própria casa, para pânico da esposa e dos filhos, que estão no limite de sua resistência. E já vão anos assim, já tentaram internações e clínicas de dependentes de álcool, mas questão de semanas está ele de volta, e sempre pior. Dirão que se trata de alguma maldição, eu direi: falsa conversão!
 
São Pedro nos diz quanto a isso: a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal. O cão retorna ao próprio vômito! E faz sentido, para explicar que a pessoa fica muito pior do que antes, porque toda a conversão implica num suporte de oração, seja da própria pessoa, seja dos que o rodeiam e apóiam. Como já disse, a conversão é um processo longo, muitas vezes sofrido, doloroso, porque Deus precisa fortalecer o espírito antes de dar a graça, senão ela vira desgraça, como vimos neste exemplo.
 
E por qual motivo Deus permite exemplos como este acima? Na verdade, o primeiro erro de sustentação deste jovem pai, foi dado pelo próprio pregador que o passou a ter como um troféu particular, qual se fosse ele o responsável e autor da graça. Isso quando o próprio pregador não era lá nenhum exemplo de vida, pois dera um golpe financeiro e não havia ainda resolvido esta situação. Diferente seria a ação de um São João de Capistrano, cuja data hoje nós comemoramos, que numa só pregação conseguiu levar 120, e noutra 130 jovens ao seminário, isso num só colégio, um da França outro da Alemanha.
 
Assim, somente Deus sabe o momento certo da conversão de cada pessoa. Uma das coisas a levar em conta – e certamente esta tem a ver com bilhões de pessoas – se refere ao aspecto do ser, do poder e do ter. Noutro dia eu meditava nesta questão e me perguntava por qual motivo tantas pessoas estão cegas para os acontecimentos do mundo. Seria apenas por efeito do poder de satanás? O que leva as pessoas a se obstinarem tanto em não ver os sinais de Deus? E então cheguei a conclusão de que, em milhares de casos é o próprio Espírito Santo que age neles, e explico:
 
Vejam: o mundo de hoje, a humanidade de hoje, está apegada quase cegamente no ser, no poder e no ter. Estas três coisas consomem a alma humana, a obcecam de tal forma, que eles tecem sobre si mesmos uma couraça aparentemente inquebrantável, que os faz não aceitar nada além daquilo que não lhes interessa. Em verdade, chegam a ficar furiosos quando alguém os adverte, os alerta, e tenta mostrar-lhes a realidade e o caminho da verdade. Isso é o que percebem milhares de divulgadores, dos livros, das mensagens e do site. Ou não?
 
Na Bíblia está dito: Obceca-lhes o coração! Dá-lhes um espírito de torpor, olhos que não vêem ouvidos que não ouvem! Ou seja: de certa forma isso parte de Deus, efeito que pode perdurar até o tempo exato da graça! Não que Deus queria que seja assim, mas porque sabe que é necessário ser assim. Isso não vale somente para o povo judeu, ainda obstruído em sua mente quanto ao Messias, mas vale para toda a humanidade, até porque o sangue judeu corre em milhões de pessoa, que sequer o imaginam. Ora, os judeus continuam obcecados na antiga aliança quanto a fé, e são campeões do financeiro, quanto ao ter. Como amolecer corações tão embrutecidos, por séculos de perseguições?
 
Vejamos o aspecto financeiro. Milhões de pessoas têm sonhos de possuir, ainda não realizados! Uns sonham com casas e apartamentos, outros com carros, outros com sítios e afinal são mil e um os desejos de consumo. Ora existem pessoas que pagaram, durante 30 anos e a duras penas a sua casa. Outros conseguiram seus carros a custa de muito suor e labuta. E tais pessoas valorizam estes bens, e os têm como verdadeiros troféus. E são agarrados neles, e nada os faz desprender-se deles. Não é assim?
 
Imaginem agora, que tais pessoas ficassem sabendo
que, tudo aquilo pelo qual tanto lutaram e suaram, pode em poucos meses estar reduzido a pó? Pode estar submerso debaixo do mar, ou pode ter afundado na terra! Qual o sentimento que tomaria conta da maioria destes corações? Seriam muitos: nalguns viria o desespero, noutros a revolta, noutros até o ódio contra Deus, este o mais perigoso deles. Muitos ficariam angustiados e poderiam até cometer o suicídio, pois sua estrutura interior não conseguiria suportar tamanho baque. São frágeis demais, e nenhum artifício humano o pode suprir!
 
Podem verificar: a imensa maioria dos convertidos é também desprendida do mundo e não se importa mais com o aspecto financeiro. Sempre costumo dizer que o primeiro passo da conversão se dá no Confessionário e o segundo no bolso. De fato, o próprio Jesus disse bem claramente: ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro! Então se pergunta: por qual motivo o Deus que converte um coração também não amolece o seu coração quanto ao dinheiro?
 
Ora, se Ele que é Deus não conseguiu fazer isso com Judas, como o irá fazer com outros que amam ainda a bolsa? Ademais, Ele respeita a liberdade que deu ao homem, até para que amem mais ao dinheiro que a Ele! Ou não acontece assim com a imensa maioria dos homens? Façam as contas de quantas pessoas na terra dedicam efetivamente mais tempo para Deus que para o dinheiro! Meditou bem nisso? Quantos não lhe dão um minuto sequer no dia, mas esfalfam-se como condenados atrás dos bens materiais. Isso quando sentem sempre este vazio na alma, que nunca pode ser preenchido pelo ouro.
 
Faça uma pergunta a si mesmo: até que ponto eu também, que estou lendo este texto, já tenho o desprendimento suficiente para ver minha casa ruir diante de meus olhos, sem tremer nenhuma fibra de meu coração. E da mesma forma, ver meu dinheiro no banco ser tomado pela besta, ver meu salário não mais ser pago, ver tudo aquilo que construí com tanto esforço, de repente sumir como se nunca tivesse existido! Serei eu capaz de dizer serenamente como Jó: O Senhor me deu o Senhor me tirou! Bendito seja o nome do Senhor? Quem for capaz de agir assim, está quase como Deus gostaria!
 
Da mesma forma que o aspecto financeiro, pela posse obstinada dos bens, se pode aplicar ao aspecto do ser. Então uma pessoa estuda durante anos inteiros, priva-se de mil coisas para ter seu diploma e assim se dar bem na vida, e de repente é confrontada com esta situação de perda iminente de tudo. Com o sentimento de decepção, por quer perdido seu tempo inutilmente, quando poderia ter gastado tudo em festas. E realmente este é o caminho que milhares de pessoas escolheriam, se soubessem que tudo iria acabar em breve: torrariam tudo o que têm em festas, sem preocuparem-se com as almas!
 
Também o poder derrubaria a muitos, porque os que o conquistaram com esforço, e embora nem sempre honestamente, prezam grandemente a sua situação superior e de4 mando. De fato, muitos dos políticos, se soubessem que em breve todo o patrimônio político que conquistaram estivesse preste a desabar, entrariam em pânico, e sabe Deus que loucuras fariam. Temos assim exemplos de três motivos pelos quais Deus faz a conversão das pessoas tardar, até que chegue o momento favorável de cada um.
 
Até o aspecto emocional, a vida afetiva poderia ser causa da perda de muitas almas pelo ódio. Já citei aqui o exemplo de uma moça, que aos 25 anos me telefonou certa noite. Ele me contou que sua vida, desde a infância fora um sofrimento só. Mas que agora havia conseguido um belo namorado e estava feliz. E então me perguntou se esperávamos mesmo todos os eventos anunciados para breve. Quando eu lhe disse que sim, ela passou aos gritos, e ficou por mais de uma hora como que exigindo que eu sustasse o braço de Deus que estava sendo injusto com ela. Tenham a certeza, isso se daria com milhares que não realizaram seus sonhos amoro
sos, nem profissionais, ou de paternidade.
 
Observem a questão do final dos tempos! Por qual motivo algumas pessoas já estão na caminhada há 30 anos, outras há 10, enquanto outras apenas começam? Certamente que Deus sabe da estrutura interior de cada um e sabe o momento exato de infundir-lhe a graça, permitindo que inicie esta caminhada tão sublime. Naturalmente que, bem mais adiante, milhões de pessoas ainda assim não estarão preparadas para a catástrofe e tudo leva a crer que milhares cometerão o suicídio. Sabemos disso!
 
Na verdade, a conversão dos seus filhos, dos seus parentes e amigos tem sido a maior preocupação da maioria dos nossos. Mas é importante saber que, além do tempo da graça de cada um, nunca devemos impor nossas idéias, nem forçar ninguém a nada. Mesmo que você veja as trevas chegando, ainda assim é preciso confiar mais em Deus, porque esta força, este poder que veda a conversão, nem sempre vem de satanás, e muitas vezes é uma força do próprio Senhor, como já disse e que apenas aguarda a hora certa de trazê-la de volta. Como poderemos nós, que somos miséria e pó, conseguir aquilo que nem o próprio Deus consegue? Ou que de certa forma Ele impede, para que tudo aconteça de forma duradoura?
 
Por exemplo, tenho na família estes problemas. Mas se eu acredito nas mensagens que divulgo, e não me refiro às particulares, mas às destinadas a todos, sempre tenho visto Nossa Senhora dizer que devemos apenas rezar e confiar em Deus, e a graça virá. No momento de Dele naturalmente! Então por qual motivo vou ficar preocupado, gastando minhas energias em angustias desnecessárias se posso gastá-las em Ave Marias que clamam pelo poder de Deus? Naturalmente que para isso, devo estar com a consciência tranqüila de que fiz a minha parte em relação às pessoas que precisam se converter, caso contrário poderei ter que pagar parte da conta futuramente. Claro a melhor atuação neste caso, é avisar e rezar!
 
Desta forma, precisamos estar preparados para suportar tais coisas até o fim. Muitos verão os seus filhos se revoltarem ainda mais, ficarem mais rebeldes que agora, e tal vale também para maridos e esposas. Mesmo assim, não devemos nos apavorar, ainda que vejamos as primeiras ondas. De fato, tais pessoas, fragilizadas como são, somente na hora do Grande Aviso serão acordadas pela força arrasadora do Espírito Santo. E é a Ele que devemos agradecer, porque sem este esforço salutar da parte de Deus, muitos dos nossos poderiam vir a se perder, porque a teimosia de alguns é indescritível. Sim, no Aviso, porque então será para todos nós indistintamente.
 
Temos visto também acontecerem muitos acidentes, em especial nos diversos meios de transporte e nas guerras. Muitas destas pessoas estão sendo levadas agora por Deus, em tempo certo, porque em sua fragilidade adiante não suportariam o tranco violento da tribulação. E peço atenção para o que vou dizer: esta colheita do pai pode atingir a qualquer um de nós, a qualquer momento, ou aos nossos entes queridos! Deus sabe o momento certo de colher a flor, para que seu perfume dure eternamente! Ou não se torne flor do pântano! Melhor agora que se perder eternamente!
 
Por estes motivos todos, devemos procurar com vigor assestar nossas baterias contra o inferno enfurecido, porque como falou São Miguel na última mensagem, diante da Ave Maria os demônios fogem de fininho! E se nós os afastarmos naturalmente estaremos preparando o caminho da conversão de muitos, porque ela se realiza não por um poder humano, mas exclusivamente divino. A colheita nunca é nossa, apenas do Pai, e sim, a semeadura nos pertence. Semear é nosso belo quinhão!
 
Você pai, que chora por seus filhos não convertidos, você mãe que suplica a Deus pela graça da conversão dos seus, peço que converta suas lágrimas de tristeza em lágrimas de alegria. Isso porque estas são as sementes mais ricas, e se plantadas no solo fértil que é o coração dos que amam a conversão, jamais deixa
rão de dar boa colheita. Esta é uma certeza que nos é dada pelo Céu. Então se tiverem de chorar, chorem de alegria, em especial pelo fato de que Deus os acordou em tempo, para alimentarem sua família com a seiva das graças que salvam. Sim, mesmo quando semeadas em cascatas de lágrimas. Que tal seria se nem você fosse acordado?
 
Por fim, aos pais que tem filhos realmente maus e obstinados, uso um ditado que, eu acredito firmemente, mais adiante se confirmará: quanto maior a torre que eles erguerem contra Deus, maior será o tombo que levarão! Quanto mais alto empinarem os seus narizes contra o Criador, mas afundados estes narizes na terra estarão no momento da graça! E não forçados, mas voluntariamente! Enfim, nenhum deles ficará sem tremer os joelhos e batê-los no chão naquela hora, porque bastará um pequeno sopro do Espírito Santo, para lhes tirar as escamas ou vendas dos olhos. E aí as pernas deles tremerão! E se orgulho irá cair por terra!
 
Pais e mães que choram: vocês verão isso adiante. Basta que mantenham a fé! Basta que se mantenham firmes em oração! Mesmo que convidem os filhos e eles não venham rezar convosco, rezem vocês dois e os anjos deles rezarão juntos. Você, o marido, que convida sua esposa para rezar, ou seus filhos, e ninguém vem, convide-os sempre e seus anjos virão rezar junto. E assim serão muitos! Em especial você mãe, tão preocupada com a conversão dos seus, convide-os sempre para rezar e reze com amor e fé. Se eles não vierem, convide então a Jesus e Ele promete: Eu rezarei convosco!
 
Poderemos querer algo de maior? De melhor? Além disso, Nossa Senhora sempre irá estar presente, pois ela recebeu este dom do Altíssimo de estar em todos os lugares onde a invocam, onde se reza com amor e fé uma Ave Maria. Isso é para que todos percebam, de uma vez e para sempre que as forças que atuam neste tempo, são muitos superiores as do homem. Mas Deus nos deu armas capazes de lutar e vencer! Não acreditem que o homem seja escravo ou inferior aos espíritos infernais, porque ligados em Deus somos fortes.
 
Porque Deus Pai quer – e planejou assim – que seja este homem frágil ligado Nele, este homem, esta mulher que chora e implora pela conversão dos seus, que sejam eles os verdadeiros vencedores do inferno e dos demônios. Eles não serão vencidos pela força do Altíssimo – o que os levaria a conformarem-se – mas pela fraqueza dos frágeis, pelos que amam de verdade. E isso as trevas jamais aceitarão! E sua derrota será fragorosa!
 
E a vitória do homem será retumbante! Mas não vitória do homem de armas de guerra, de tanques e bombas, e sim o homem do Rosário, a humilde metralhadora dos soldados do Céu. Se São Miguel nos diz que a oração fervorosa e confiante põe em fuga o exército infernal, por qual motivo iremos ficar temerosos e preocupados ante a possível queda de um ente querido? Basta continuar firme e confiante, atirando-lhe Ave Maria e o fiel da balança penderá para o lado de quem reza. Com fé, sem lamurias e sem dúvidas!
 
E aos que pedem e imploram a imediata intervenção de Deus, peço que não forcem isso, pois como diz a mensagem, Deus poderá achar que vocês queiram a condenação das pessoas. Entre estes poderão estar alguns dos nossos! E como diz São Pedro: “sabei que a longa paciência de Deus vos é salutar!” Porque nos dá mais tempo de conversão! E se tudo tarda além do que esperamos, é porque adiante haverá conversões importantes. E podem ser de nossos filhos! De maridos, de esposas!
 
Por último eu pergunto a você, que também como eu, ambos aguardamos para breve a ação de Deus: Se você soubesse que seu filho, sua filha, seu esposo, sua esposa, seu amigo, ou seu parente fosse converter-se apenas daqui a 30 anos por acaso você pediria para logo a sua vinda, com a hora da Justiça? Claro que não! Pois assim também pensa nosso Pai querido! Ele enviará seu Filho novamente, na hora em que menos O esperamos
! E nesta hora, TODOS os que estiverem inscritos no Livro da Vida, serão salvos!
 
Como saber se você ou seu filho estão inscritos neste livro? Pergunto: acaso você não se entrega em orações a Deus? Acaso você não coloca seus filhos nas mãos de Deus? Pois neste momento você os está anotando no Livro de Intenções do Céu. E quando Jesus vier, ele olhará para este livro e lhes dirá: vinde benditos de meu Pai, e possuí o Reino que Ele vos tem preparado. E subirão todos juntos!
 
Última coisinha: que ninguém de nós tenha ilusões de sair vivo deste tempo. Mas todos os que rezam com fé, e amam com ardor, podem ter certeza que serão salvos. Eles e todos os de sua casa.
 
Por isso, alegrai-vos! E repito: alegrai-vos!
 
Arnaldo
 
 
 



Artigo Visto: 2562

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.202.667
Visitas Únicas Hoje: 242
Usuários Online: 58