recadosdoaarao



Evangelho
Voltar




03/02/2011
Homilia dominical


Evangelho - Homilia dominical
3/2/2011 22:40:21

Evangelho - Homilia dominical


 
4º Domingo do Tempo Comum
 “102º Domingo no Exílio”
 
Ano “A”
 

 
                                                                                              Sof 2, 3; 3, 12-13
                                                                                              Sl 145
                                                                   &n
bsp;                         
1 Cor 1, 26-31
                                                                                              Mt 5, 1-12
 
 
 
Domingo, 30 de Janeiro de 2011.
 
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!
 
Meus amados! Celebramos o 4º Domingo do Tempo Comum, seguindo os passos de Jesus, durante a Sua Missão na Galiléia, e que hoje sobre a montanha... Pois sabemos que a montanha é o lugar da presença de Deus, lugar de oração, onde Jesus sempre Se retira – como vemos nos Evangelhos – para está a sós, com o Pai. Subindo a Montanha, e vendo a multidão, Jesus começa a ensiná-los... Pois Ele é Mestre, e assim sendo Ele ensina aos Seus discípulos, e a multidão que o cerca, o caminho da Felicidade Eterna, ao proclamá-los as Bem-Aventuranças. Pois as Bem-Aventuranças é o Céu que Ele preparou para nós, seus filhos, os pobres em espírito, pelo preço do Seu Sangue, derramado na Cruz. “Buscai o Senhor todos vós que sois humildes nesta terra, vós os que guardastes os seus preceitos...” (Sof 2, 3a.b). E assim como Ele chamou os Seus discípulos, e lhes mostrou o caminho Evangelho de Domingo passado – hoje Ele nos chama à obediência a Sua Palavra, e ao seguimento dos Seus preceitos. Para que ouvindo a Sua voz O sigamos, e alcancemos a verdadeira felicidade – as Bem-Aventuranças. Essa felicidade não é aquela que pensamos receber do mundo, das coisas que passam, e de tantos caminhos que decidimos seguir, nos afastando da Sua graça, do Seu amor. Mas o verdadeiro caminho que nos leva a felicidade é o Coração de Jesus, que nos dá a verdadeira paz e a verdadeira alegria que necessitamos. Este caminho só os pobres de Deus trilharão, pois estarão abertos e se deixarão ensinar pelo Seu Mestre e Senhor... “Bem-Aventurados os pobres de espírito..., Bem-Aventurados os que choram..., Bem-Aventurados os que têm fome e sede de justiça..., Bem-Aventurados os misericordiosos..., Bem-Aventurados os limpos de coração..., Bem-Aventurados os pacíficos..., Bem-Aventurados os que sofrem perseguição por amor a justiça... Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus, pois também perseguiram os profetas, que existiram antes de vós” (Mt 5, 3-10. 12). 
 
Amados! São Paulo escreve a Comunidade de Corinto e, como Domingo passado – quando os exortou a viver na união e na concórdia – ele também, hoje, exorta aos seus irmãos, e, também, a cada um de nós, que escutamos sua Palavra, a “considerarmos em nossos corações, como fomos chamados por Deus”, cf. 1 Cor 1, 26. Pois mesmo reconhecendo os tantos dons e carismas que o Senhor concedeu a Comunidade de Corinto, o Apóstolo exorta que esta sabedoria, a qual manifesta o poder de Deus, não é sabedoria humana, mas divina. Pois Deus em Seus desígnios eternos ‘não chama os ricos’, os auto-suficientes, os cheios de si, os orgulhosos de sua ciência e do seu conhecimento humano, mas os pobre
s em espírito, os pequeninos, para revelar, através deles, Sua graça e Seu amor. Sim, “... (e vereis) que (entre vós não há) nem muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres; mas as coisas loucas segundo o mundo escolheu-as Deus para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis e desprezíveis segundo o mundo e aquelas que não são para destruir as que são para que nenhum homem se glorie diante dele” (1 Cor 1, 26b-29). Somos chamados a sermos Bem-Aventurados, que acolhe a súplica do Seu Coração, e se deixam guiar por Ele, pois Seu Sagrado Coração é cheio de Misericórdia, e nunca deixará de nos socorrer em nossas necessidades. Abramos nossos corações para o Senhor, para os Seus Mistérios, para a Sua Misericórdia, para o Seu Perdão... Não deixemos que o pecado domine os nossos corações, pois o Seu amor nos convida a conversão quotidiana das nossas vidas, através do Seu Abraço Misericordioso. Sim, amados, sejamos fervorosos, e não Católicos em cima do muro, tímidos e medrosos... Pois o Senhor nos chama: “Vinde a mim todos os que trabalhais (fatigando-vos) e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas” (Mt 11, 28-29). Portanto, a pobreza que hoje as Bem-Aventuranças proclamam para nós, não é a pobreza material – se bem que esta também é pobreza, e não deveria existir, pois é fruto da injustiça e do pecado, que privam as pessoas da sua dignidade. Mas sim o pobre em espírito, que revela, pela sua humildade, o quanto precisa de Deus, da graça, dos Sacramentos, da Palavra e do Seu Amor, para permanecer fiel. Não tenhamos medo!
 
Sim, amados! Diz ainda o Apóstolo São Paulo: “para que, como está escrito: O que se gloria, glorie-se no Senhor” (1 Cor 1, 31). Não são os pobres que buscam gloriar-se de si mesmo – mesmo porque não tem de que se gloriar, a não ser da graça que recebem de Deus – mas, sim, os ‘poderosos que dominam o mundo’ e sufocam os pequeninos, de modo particular os mais necessitados. E se somos tentados a seguir o brilho dos holofotes, do poder, nos tornamos escravos do pecado e do vício, como vemos nos dias de hoje. Tanta idolatria, com a busca do prazer desordenado, tanta impureza, quando o Senhor nos convida a sermos “puros de coração”, e não só de coração, mas de corpo, alma e coração. Mas o que vemos é entrar nas nossas casas, em nossas famílias a ‘baixaria’ e promiscuidade, promovida pelos meios de comunicação social. Tanta pornografia, tanta impureza, tanta falta de pudor, com o objetivo de seduzir os corações dos nossos jovens e das nossas crianças! E como nós reagimos a tudo isso? Temos coragem de nos unirmos, em prece, e suplicarmos a graça de Deus, em família? Ou isso já não faz mais parte do nosso programa de vida? Talvez, em nossa fraqueza, damos mais atenção a TV, nos embriagando com o veneno que é lançado sobre os nossos corações. “Buscai o Senhor todos vós que sois humildes nesta terra, vós os que guardastes os seus preceitos; buscai a justiça, buscai a mansidão, para ver se podes achar um abrigo no dia do furor do Senhor” (Sof 2, 3). Corramos para Jesus, pois Ele é a nossa riqueza, nossa Bem-Aventurança, nossa única alegria! Ao escutarmos Sua Palavra, deixemo-nos guiar por Sua verdade, pois Ele é a Verdade; ao recebermos Seu Corpo e Sangue Santíssimos, deixemo-nos curar pelo bálsamo do Seu amor, que abraça a todos nós, pecadores, arrependidos e purificados pelo Sacramento do Perdão, da Confissão. Não deixemos a graça passar, é hoje,
é agora o dia da nossa conversão. Levantemos todos os dias, com esse desejo, renovado, em nossos corações!
 
            Amados! Somos chamados pelo nosso Batismo a sermos Bem-Aventurados, ou seja, somos chamados por Deus a experimentarmos das alegrias eternas, que nos é antecipada Sacramentalmente. Uma vez que os Santos Sacramentos são os sinais visíveis, da graça invisível, que nos é comunicada, quando o recebermos. Abeiremos-nos dessa fonte de graça e de Misericórdia. Não tenhamos medo de sermos fiéis, de vivermos os Mandamentos e os preceitos do Senhor; de seguirmos Sua Santa Doutrina e a verdade que nos é ensinada pela Santa Igreja. É através d’Ela (da Santa Igreja) que podemos e temos a graça de recebermos Jesus Vivo e Verdadeiro, que Se oferece ao Pai no Altar do Sacrifício, e Se doa a nós, como Alimento Celelste, para curar nossas enfermidades e nos comunicar a Bem-Aventurança Eterna – o Céu! Dirijo-me, de modo particular aos jovens, e os exorto para que não tenham medo de seguirem, firmes, os passos de Jesus; que não tenham medo de professarem a fé, com fidelidade, ainda que custem, insultos, perseguições, calúnias, deboches, e tantos outros males... Não se esqueçam que Jesus sofreu o mesmo! E Ele nos diz hoje, que, se por essas provações passarmos, por amor d’Ele, somos os mais felizes, os Bem-Aventurados. “Bem-Aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem, e mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus, pois também perseguiram os profetas, que existiram antes de vós” (Mt 5, 11-12). Sejamos firmes, confiemos no Senhor e no Coração da nossa Santíssima Mãe, que está velando sobre nossas lutas, nos ensinando a sermos fortes da fortaleza de Deus. Ela está sempre nos ajudando a perseverar, diante da prova e da dor, pois o Seu Amado Filho caminha conosco e é a nossa verdadeira alegria, a nossa Bem-Aventurança! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!
 
 
“Se és de fato pobre, Filotéia, esforça-te, então, por sê-lo também de espírito; faze da necessidade uma virtude e negocia com esta pedra preciosa da pobreza segundo o seu alto valor. O mundo não o conhece e não sabe estimar o seu valor; entretanto, tem um brilho admirável e é dum grande preço”
 
(Filotéia, cap. XVI, pg. 247).
 
 
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!
 
Pela interseção da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, do Seu Castíssimo Esposo, São José, e São Miguel Arc’Anjo nosso protetor...
 
Abençoe-vos, Deus, Todo Poderoso,
 
Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Tarciso Alves Maia Júnior
 
 


Artigo Visto: 1440

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.201.391
Visitas Únicas Hoje: 133
Usuários Online: 19