recadosdoaarao



Evangelho
Voltar




04/06/2010
Quarto Domingo da Páscoa


Evangelho - Quarto Domingo da Páscoa
4/6/2010 22:37:43

Evangelho - Quarto Domingo da Páscoa


4º  Domingo da Páscoa da Ressurreição
Domingo do Bom Pastor
“62º Domingo no Exílio” 

Ano C



 At 13, 14. 43-52 / Sl 99 / Ap 7, 9. 14b-17  / Jo 10. 27-30 



Domingo, 25 de Abril de 2010. 

     Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve! 

     Amados! Muito me alegra o coração, ao entrar numa Igreja ou numa Capela e me deparar com a Presença de Jesus, no lugar onde Ele deve estar – no Centro! Ao chegar aqui, nessa Capela (São Pedro), – por sinal, muito bonita – vejo a Imagem de Jesus Ressuscitado, e vem no meu coração essa lembrança: Jesus não está lá!... Assim como é uma tristeza muito grande para o meu coração – pois sempre tenho falado em minhas Homilias, não é segredo – não poder saborear o “silêncio sagrado”, tão necessário para encontrarmos Jesus, e nos prepararmos para o Santo Sacrifício!... Para podermos, com a graça de Deus, mergulhar nos Mistérios, da presença de Jesus em Sua Casa – no Templo – e na casa dos nossos corações, que é o Seu Trono Sagrado! Mas, infelizmente, o que normalmente costumamos ver e ouvir, dentro da casa de Deus, são cochichos, conversinhas, risos, brincadeiras... Isso quando não presenciamos outras coisas mais graves!... E o Senhor na Sua Santa Palavra nos diz: a minha casa é uma casa de oração... Que o Senhor Bom Pastor nos anime a perseverar na fé, numa constante busca da santidade, acolhendo o Mistério da Sua Santa Palavra, em nossos corações, realizando Sua vontade em nossas vidas, na obediência aos Seus Mandamentos e aos Seus Preceitos... “Porque o Cordeiro, que está no meio do Trono, os guardará e os levará às fontes das águas da vida, e Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos” (Ap 7, 17).  

     Meus filhos! O Mistério da graça, do amor divino só poderá fazer morada em nós, em nossas almas e em nossos corações, quando nos dispusermos a escutar a voz do Bom Pastor e segui-Lo... Ainda que seja uma luta constante, não devemos desanimar, pois o Pastor das nossas almas vai a nossa frente, com o Seu Cajado, nos dando força e segurança!... Em um mundo tão conturbado, onde a “moral é frouxa” e não se respeita mais os mandamentos do Senhor, nós precisamos estar atentos, vigilantes! Também não se respeita mais o Dia do Senhor – o Domingo!... O Domingo é para o lazer, divertir-se, descansar – que também são coisas boas – mas, para o Senhor, não temos mais tempo!... No entanto, podemos fazer tudo isso, depois que prestarmos Culto ao nosso Deus, Senhor das nossas vidas! Pois o dia é d’Ele e é a Ele, em primeiríssimo lugar que devemos Amar, antes que a nós mesmos e as nossas paixões, muitas vezes desordenadas...  Ainda mais, o mundo quer nos privar dessa graça, e nós Católicos, muitas vezes, para nos mantermos “afinados com os tempos”, seguimos a onda... Terrível! Muito cuidado, vigilância! Vejamos quantos de nós trabalhamos, estudamos aos Domingos!... E, se sobrar tempo, tiramos para Deus!... Essa é uma verdade dolorida, mas é uma verdade que devemos lutar para transformá-la, com o nosso testemunho! Que custa, mas devemos nos esforçar... “Então Paulo e barnabé disseram-lhes resolutamente: Vós éreis os primeiros a quem se devia anunciar a Palavra de Deus, mas porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os Gentios” (At, 13, 46). Sabemos que não é fácil, meus amados, mas, também sabemos que é possível, quando em nossos corações, nos esforçamos, auxiliados pela graça de Deus, e lutamos!... Pois o Senhor jamais abandona quem a Ele se confia! 

     Sim, queridos! “Porque ele é nosso Deus, e nós somos seu povo do seu pasto, e as ovelhas da sua manda...” (Sl 94, 7). Somos o rebanho de Batizados, chamados a testemunhar nossa fé, não obstante as lutas, contradições
, fraquezas e tribulação... Pois quem fez a opção por Cristo, deve seguir os Seus passos, deve abraçar a fé, com coragem, e até mesmo doar a vida, em defesa daquilo (da fé) que acredita!... Nós acreditamos na Cruz, enquanto o mundo a rejeita; nós nos Alimentamos com a graça dos Sacramentos, enquanto o mundo é indiferente e os despreza; nós somos chamados a dizer em alta voz (pela nossa profissão de fé), a quem queremos servir e seguir, neste mundo onde o hedonismo, o prazer é idolatrado e onde a pureza é rejeitada e debochada, de modo particular pelos meios de comunicação (mídia maligna), TV, Internet... Eles, sorrateiramente, invadem nossas casas e, literalmente, roubam a pureza das nossas crianças, dos nossos adolescentes e dos nossos jovens! A vós, queridos pais, foi lhes confiada uma responsabilidade tremenda, uma missão grandiosa, única – de modo particular nos dias de hoje – a de educar os vossos filhos para Deus, lhes ensinando o caminho do Céu! Missão essa que também é da Igreja, de modo particular de nós, Sacerdotes!... É um desafio tremendo, é um “martírio”, como nos fala o Apocalipse: “Esses são aqueles que vieram da grande tribulação, e lavaram os seus vestidos, e os embranqueceram no sangue do Cordeiro” (Ap 7, 14b). Mas ensinar a castidade, a pureza, os valores morais e da fé é uma afronta para os dias de hoje!... Dizem! Quem quer fazer esse sacrifício? Sacrifício, penitência, oração? Está fora de moda, é o que dizem!... E o mundo definha!... As almas perdem o gosto do Céu! 

     Queridos! São tempos difíceis, mas há esperança, é preciso acreditar!... Pois não é pessimismo da minha parte, mas, infelizmente, uma constatação dolorosa da realidade. Permitam-me os cantores de Deus, os músicos, partilhar... ‘Antes de começar a Santa Missa eu os sugeri cantar o Hino do Glória, este que vem no folheto, Hino antiguíssimo da Santa Igreja’... E eles me disseram: ‘Padre, o Hino não veio no folheto, e o povo pode não saber acompanhar’... Eu só falei assim: vocês podem cantar, eu garanto! Força! Depois me veio no coração, algo que nos deixa triste, pois esse Hino é secular, belíssimo e, por sinal, Exorcístico... Faz séculos que ele é cantado na Missa Dominical, ou não? Talvez não, pois se prefere o canto do glória, ao Hino... E se o povo não conhece, a maior culpa é nossa, dos Sacerdotes, que não o ensinamos, pois nos preocupamos com tantas coisas, que corremos o risco de negligenciar a Doutrina que salva, a verdade que converte e que nos ensina o caminho do Céu! Filhos, que Deus se compadeça da nossa fraqueza! Infelizmente, hoje, vemos os meios de comunicação atacar a Igreja, o Santo Padre, o Papa, com o desejo bem claro de destruir a sua credibilidade, diante dos escândalos que se tem anunciado... Ao mesmo tempo é doloroso saber que homens que se Consagraram a Deus escandalizam a Igreja, que é Santa, e traem a Sua vocação... Pois aqueles que deveriam cuidar do rebanho a eles confiados, dão contra-testemunho, ferindo a Igreja e a seus filhos, com a sua má conduta e infidelidades... Rezemos amados, pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, que sobe o Calvário! Subamos com ele!... “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas seguem-me. Eu dou-lhes a vida eterna; e elas jamais hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10, 27-28).  

     Filhinhos! Peçamos a Virgem Maria, a Senhora do Santo Rosário, Mãe do Bom Pastor, que nos auxilie e nos anime nessa difícil travessia... Assim como Ela ofereceu o Seu Amado Filho para ser pregado na Cruz, hoje Ela nos oferece o Alimento que as nossas almas precisam o Corpo e o Sangue do Seu Diletíssimo Filho, Imolado no Altar do Sacrifício. Pois Ele é o Alimento que revigora nossa fraqueza e sustenta noss’alma, enquanto seguimos nossa luta! O Bom Pastor faz-Se Pasto para Alimentar as Suas ovelhas, a nós que escutamos a Sua voz e O s
eguimos!... Dá-nos a graça, Virgem Mãe, de nunca nos separarmos de Vós, pois nos acompanhais e nos acalentais nessa dura travessia, que nos aponta o Aprisco das Verdes Pastagens, preparado pelo Seu Amado Filho, para todos aqueles que a Ele se confiarem e seguirem Seus passos!... Guarda-nos sob a Vossa Materna proteção, ó Mãe do Bom Pastor das nossas almas! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve! 
 



     “Queres rejubilar com o Céu? Queres alegrar-te com a Minha presença? Então, vem a Mim como uma criança! Queres reencontrar-Me e ver-Me? Então, vem a Mim com a inocência no teu coração. Vem a Mim com um coração puro e as escamas que cobrem os teus olhos cairão, a fim de que vejas a Minha Glória e Aquele que era, que é e que há-de-vir” 













                 (A Verdadeira Vida em Deus, pg. 123) 
             

Pela intercessão da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, do Seu Castíssimo Esposo, São José, e São Miguel Arc’Anjo nosso protetor... 

Abençoe-vos, Deus, Todo Poderoso, 

Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Tarciso Alves Maia Júnior. 



Artigo Visto: 1475

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.201.420
Visitas Únicas Hoje: 162
Usuários Online: 25