recadosdoaarao



Evangelho
Voltar




21/05/2009
Homilia (2)


Evangelho - Homilia (2)
21/05/2009 16:49:06

Evangelho - Homilia (2)


  3º Domingo da Páscoa da Ressurreição
 
“10º Domingo no Exílio” 
  
            Queridos irmãos! Neste terceiro Domingo da Páscoa, podemos contemplar, com alegaria, a presença do Cristo Ressuscitado, caminhando conosco. Por isso proclamamos, como o Apóstolo e Evangelista São João, quando escreve à sua comunidade: “conhecemos a Deus porque guardamos sua Palavra, e assim o amor de Deus é plenamente manifestado e realizado em nós!...” Escutando as leituras de hoje, nós percebemos, aliás, muito mais, deixamo-nos - através da luz da Palavra - examinar nossos corações, e questionar se o amor de Deus, verdadeiramente, está em nós!... Pois é só no encontro pessoal com Jesus - como aconteceu com os discípulos de Emaús - que podemos, plenamente, experimentar o amor de Deus, e nos deixar guiar por ele, sem medo... Confiando tudo ao Senhor, de modo particular, nossas preocupações e nossas fraquezas, para que sejam purificadas e iluminadas pela graça do Seu Coração, que Ele nos oferece, ao partir o Pão... Sim, filhos queridos, é tempo de nos alegrarmos e cantarmos Aleluia, pois Deus não mediu esforços para está e permanecer conosco. Assim nos relata o Apóstolo, e Evangelista São João - Jesus, no discurso do Pão da Vida, partilhou - repito - o Seu Coração conosco, e nos deu de Beber o Seu Preciosíssimo Sangue, e nos Alimentou com Sua Própria Carne: “Porque a minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida” (Jo 6, 56). Que a luz e graça do Cristo Ressuscitado nos animem a continuar lutando, e confiando nossa fraqueza, nesse Coração Misericordioso!
 
Neste tempo Solene “... A Igreja continua a louvar, salmodiar e agradecer ao Senhor a obra da Redenção realizada pela divina onipotência”.
“Somos peregrinos sobre a terra: nossa pátria verdadeira e estável é o céu, onde devemos ter fixo o olhar, com a certeza de alcançá-lo mediante a dor e o sofrimento, o amor aos irmãos e a obediência a toda autoridade. Somos cristãos: rejeitemos, portanto, o que é de desdouro a esse nome e pratiquemos aquilo que o pode louvar”
 
                          (Missal Romano Quotidiano pág. 432) 
  
            Amados irmãos, lamentavelmente, como nos fala o Apóstolo São Pedro, nos Atos dos Apóstolos, nós, a Igreja de Jesus Cristo, que conhecemos Jesus - pois sua Palavra nos revela, e Sua Presença Real e Substancial, é um testemunho na nossa vida – tantas vezes O rejeitamos, e clamamos pela glória de Barrabás!... “Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que vos fosse dado um homicida; e matastes o autor da vida, a quem Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas” (At 3, 14-15). A cultura de morte tão ‘bem’ acolhida em tantos corações, fermentada pela prática anticristã, e impregnada na concepção de valores que concebe a sociedade moderna - e que infelizmente contamina a Igreja – é um contra-testemunho, ‘terrível’, mas claro, que nós preferimos Barrabás, e sua ideologia revolucionária... Há! Preferimos Barrabás, por que para nós é mais cômodo, e porque ele se adapta melhor ao nosso estilo, e ao nosso jeito de pensar e de viver!... Adaptação a um estilo de vida neopagão, moderno, e idólatra! Escolher Jesus é se comprometer c
om a verdade, e a verdade é uma realidade dura, portanto, custa para nós!... Custa para nós, abraçar a Cruz, de Jesus, e subir com Ele o Calvário! Mas a Cruz vivida com amor é o caminho mais seguro, e a lição mais perfeita, que a escola da santidade nos oferece!... Que compromisso podemos assumir com Jesus e Sua Igreja, se cada vez mais, livremente, nos deixamos enganar pela astuciosa serpente, que nos oferece “um saboroso fruto”, mas que na verdade, é um veneno mortal? Sim, é mortal, porque nos afasta do bem fundamental, que edifica e solidifica a nossa fé: a Verdade da doutrina, e os Sacramentos – sinal atual, e eficaz da graça de Deus! Como acordar, humanidade, desta sonolenta apostasia? Jesus nos ensina a permanecermos vigilantes, despertos, e em oração...  Sem essa força motriz - que abre o nosso coração para o derramamento da graça, pela força do Espírito Santo - a Igreja não tem força para caminhar, combater e vencer!... É preciso que nos abasteçamos, com os frutos da graça, que jorra do Coração Misericordioso de Jesus! E, quotidianamente, examinemos nossos corações, num contínuo esforço de conversão, confiantes no amor de Deus e na Sua Misericórdia Infinita: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que os vossos pecados vos sejam perdoados” (At 3, 19). Sim, como o mundo faz sofrer o Coração de Jesus, com tanta indiferença, com tanto pecado!...  Mais ainda, faz sofrer, o Coração já Chagado do nosso Amado Deus, nós Consagrados e batizados, pois fomos separados do mundo e enxertados na Árvore da Vida... Para amar, só para amar! Precisamos dar testemunho, sempre, e sermos corajosos! Pois nós “conhecemos a Deus”, por isso nos esforcemos e sempre lutemos para guardar os Seus Mandamentos, que são verdade e Vida! Vida para aqueles que escolhem seguir os passos de Jesus, abandonando-se a Ele, e afastando-se da tirania do mundo, com sua concupiscência e seus enganos.
 
            Filhinhos, o Salmo de hoje nos exorta: “Muitos dizem: Quem nos fará ver o bem?” (Sl 4, 7a). Pergunta interessante!... Quem verdadeiramente pode preencher o vazio do nosso coração, restaurar nossas forças, e devolver a nossa dignidade, de Filhos de Deus?  Só Vós, Senhor, sois meu amparo, meu refúgio e proteção! Tu que na angústia me levantaste; tem compaixão de mim, e ouve a minha oração!(Sl 4, 2b). É só no Seu Coração que encontro consolo para minhas dores, bálsamo para minhas feridas, e toda graça para Transfigurar-me, voltando à condição primeira, que a graça da Sua Ressurreição me oferta... Sim, ser semelhante a Vós, Senhor! “... porque só Tu ó, Senhor, me pões em segurança” (Sl 4, 9b).
 
Ó Virgem, Mãe, consolai nossos corações, em meio a tantas aflições, assim como foste consolada pelo Vosso, e nosso, amoroso Deus, quando estavas ao pé da Cruz do Teu Filho! Fazei que o nosso coração, transfigurado pela luz do vosso Filho Ressuscitado, procure abraçar tudo aquilo que Ele quer nos oferecer, para que aprendamos com as provações, e cresçamos sempre mais no seu amor... E assim como Ele apareceu aos discípulos, e trouxe alegria aos seus corações, também se alegrem os nossos corações, e sejam acalentados pelo anúncio da paz, que o Vosso Amado Filho nos comunica: “E enquanto falavam nisto, apresentou-se Jesus no meio deles, e disse-lhes: A paz seja convosco, sou eu, não temais!” (Jo 24, 36). Sim, fica conosco, Senhor, nos fortalecendo com o Seu Espírito, pa
ra que nunca duvidemos da Sua Santa Presença, no meio de nós! Fica conosco, Senhor, e que Vós sejais sempre o nosso Alimento, e o sustento que necessitamos para permanecer de pé, para anunciar e testemunhar as maravilhas que realizastes, e continua a realizar, na Sua Igreja, e na vida de cada um de nós! Sim, Senhor, sei que estás aqui, mas quantas vezes tememos nos aproximar de Vós, porque não desejamos entrar dentro de nós, e nos conhecer como somos – pois a Vossa luz ilumina o nosso interior – para sermos purificados pela luz da Tua Presença Eucarística! Por isso, hoje, Vos aproximais de nós e dizeis: “Por que estais turbados, e que pensamentos são esses que vos sobem aos corações? Olhai para as minhas mãos e pés, porque sou eu mesmo; apalpai e vede, porque um espírito não tem carne, nem ossos, como vós vedes que eu tenho” (Jo 24, 38-39).
 
 Filhos é no Altar do Sacrifício que o Senhor Jesus, Misticamente, Se nos revela, e Se nos oferece a nós!... Como não abraçar tamanha dádiva? Como ainda duvidar? Vemos que não somos diferentes dos discípulos de Jesus, que mesmo vendo, duvidaram!... Aumentai a nossa fé, Senhor, para que em cada encontro, saibamos Degustar Sua Presença; e em cada caminhada, perceber que Tu percorres conosco, e nos ensina a continuar caminhando, perseverando, não obstante as barreiras que precisamos transpor! Continuamos firmes e decididos, porque acreditamos que estais conosco, oferecendo o Seu Coração e o Coração da Vossa, e nossa, Amadíssima Mãe, para nos guardar, nos conduzir, e nos refugiar. Assim seja! Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado, e nossa Mãe Maria Santíssima!
 
 
 
“Não me importa sofrer e padecer, se Jesus aceita minha oblação. Já lhe dei o coração..., lhe dei minha vontade... Agora lhe dou minha vida. Já nada me resta mais que morrer quando Ele quiser”.
 
         (Beato Herman Rafael) 
  
            A força do Alto é quem nos amima e nos sustenta, permaneçamos firmes, e na graça do nosso Bom e Amado Deus! 
  
 
Minha bênção sacerdotal,
+ Pe. Tarciso
 
 
 
 


Artigo Visto: 2057

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.201.226
Visitas Únicas Hoje: 500
Usuários Online: 46