recadosdoaarao



Santo do dia
Voltar




02/01/2006
02/01 São Basílio


Santo do dia - 0201 São Basílio
Santo do dia - 0201 São Basílio




São Basílio e São Gregório Nazianzeno

Dia : 2/1
Unidos na vida, na fé, na cultura e na santidade, São Basílio e São Gregório Nazianzeno são comemorados na mesma data, para assim permanecerem juntos também na posteridade.
Nasceram ambos na Capadócia, por volta do ano 330 e na mesma região exerceram suas funções literárias e pastorais. Na família de Basílio foram santificados a avó Macrina, a mãe Emélia e também os irmãos Gregório de Nissa, bispo e filósofo, Pedro, bispo de Sebaste e a virgem Macrina. Embora tenha vindo ao mundo rodeado de santos, foi Gregório quem tirou de sua cabeça os sonhos de glória e riqueza terrenas.
Inicialmente Basílio fez várias viagens de estudo pelo mundo - principalmente pelo Egito, Palestina e Síria - e assim acabou conhecendo as mais antigas Igrejas do Oriente. Mas foi ao ficar amigo de Gregório que decidiu entregar-se à vida monástica, junto com ele. Retiraram-se para um mosteiro e ali iniciaram o estudo e o trabalho religioso.
Basílio tornou-se bispo de Cesaréia aos 40 anos. Foi considerado modelo de pastor, exemplar em todas as virtudes e “um baluarte da Fé contra os ataques dos heréticos arianos”. Empenhou a vida em amenizar os problemas sociais de seu tempo, chegando a fundar uma verdadeira “cidade filantrópica” onde os pobres dispunham de hospital, orfanato, escola, abrigo, etc. Ficou célebre por combater a avareza dos ricos, de quem não cansou de cobrar solidariedade com os menos favorecidos. Morreu aos 49 anos, em 379.
Gregório Nazianzeno desde pequeno demonstrou temperamento místico e queda para o monastério. Tornou-se, quando adulto, famosíssimo orador e teólogo, sendo por isso muito perseguido pelos arianos. Mesmo sob pressão dos inimigos, aceitou ser declarado Patriarca de Constantinopla, e nesta posição presidiu o primeiro Concílio ali sediado, em 381, que definiu a divindade do Espírito Santo. Mas as perseguições arianas foram tantas que se viu obrigado a abdicar do cargo, voltando para sua solidão de monge e para o trabalho literário. De sua autoria se conservam 53 sermões, 242 cartas e incontáveis poesias de teor religioso. Sobreviveu 10 anos à morte do inseparável amigo Basílio, vindo a falecer em 389.



Artigo Visto: 1656

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.201.554
Visitas Únicas Hoje: 296
Usuários Online: 72