recadosdoaarao



Cartas
Voltar




05/11/2007
Mutirão de finados


Cartas - Mutirão de finados
05/11/2007 11:50:48
Cartas - Mutirão de finados

MUTIRÃO DE FINADOS

(Vejam este belo exemplo de união familiar pela causa das almas)

É com grande alegria que venho lhe fazer dois comunicados:

1 - MUTIRÃO PELAS ALMAS - Participamos do mutirão pelas grandes almas, conforme solicitado por Nossa Querida Mãe em "Novas orientações para 2007", rezando no cemitério as orações indicadas pelo Movimento.

Foi assim:

Nossa amiga S..., que trabalha no Fórum local, já havia nos convidado para fazermos as orações no cemitério local. Eu tinha essa mesma intenção, mas grardava uma certa insegurança por nunca ter vivido tal experiência antes. Mas com o anúncio do mutirão pelas almas, decidi que iria participar. Comentei com minha irmã e esta revelou certa preocupação, uma vez que tem uma filha de três anos, e seu marido, é "evangélico". Imagine só a dificuldade.
Para não perder a oportunidade de bem participar desse mutirão, naquela mesma quarta-feira, dia 30/10, procurei o pároco local, e fiz a minha confissão à tardinha. Incrivelmente, sem que tivessemos combinado e tampouco nos comunicado antes, foram se confessar, naquele mesmo dia, minha irmã, ... meu pai, .... minha mãe, e a s... Fiquei sabendo desse fato somente no dia seguinte, quinta-feira. Coincidência? Talvez, mas o fato é que esse foi o grupo que acabou se reunindo no cemitério local para rezar as orações indicadas em favor das almas, especialmente para as grandes almas que estão na Torre de Marfim, nos dias 1, 2 e 3 de novembro.
Minha intenção inicial era visitar os cemitérios de quinze cidades vizinhas. Mas como meus pais são idosos (78 e 71 anos de idade) e minha irmã tem lá as suas já comentadas dificuldades, decidimos rezar as orações quinze vezes no único cemitério da nossa cidade, ou seja: cinco vezes a cada dia, diante do cruzeiro, conforme orientação do Movimento.
No primeiro dia fomos surpreendidos com a inesperada participação de um amigo, M.... um garoto que participa muito ativamente das atividades da paróquia local e pretende ser seminarista. É que eu havia comentado com ele sobre as atividades do Movimento Salvai
Almas, mas duvidava que ele iria, de fato, marcar presença nas orações no cemitério. Nos demais dias não foi possível a sua presença, mas ontem, antes do início da missa dominical, ele comentou comigo que gostou muito de ter participado e lamentou não poder
ter ido nos demais dias, dispondo-se a nos acompanhar em outras ocasiões.
Todos nós tinhamos inicialmente um certo receio da reação do público presente, já que o mutirão ocorreu justamente nos dias de maior movimento nos cemitérios. Mas para a nossa surpresa a reação foi sempre positiva. Os que vinham ao cruzeiro para deixar suas velas ou flores, quando viam o grupo ali rezando ficavam em silêncio e em posição de respeito, olhavam timidamente para o grupo e baixaram a cabeça. Alguns ajoelhavam-se momentaneamente, outros faziam reverência à cruz, outros oravam baixinho, acompanhando o grupo. Um senhor muito humilde nos emocionou, ficando ali de pé, olhando fitamente para o cruzeiro com as mãos justapostas e acompanhando as
orações quase até o final. Tive a impressão de que quase todas as pessoas que ali estiveram questionavam-se interiormente sobre a sua fé, ao verem pessoas tão conhecidas na cidade, como nós, exercendo-a tão publicamente. Houveram aqueles que passaram aparentemente nervosos perto do grupo e foram adiante. É claro que não deu para observar tudo o que ocorria, pois procurávamos nos concentrar nas orações.
No primeiro dia haviam muitas pessoas limpando e arrumando os túmulos de seus parentes. No segundo, dia de finados, havia muita gente visitando o cemitério. Fomos todos à missa de manhã e à tarde voltamos para as orações. Já no terceiro dia fomos de manhã, as 8:00 horas. Estava chovendo, então fomos para a cobertura reservada para a
celebração de missas, e alí fizemos as orações, diante de um crucifixo colocado de pé sobre a me
sa.
Quando terminou, quase que em coro dissemos: "Graças a Deus, cumprimos a nossa missão, mas, que pena que acabou." Foi muito gratificante.
Minha mulher colaborou muito ficando com as crianças.Preferimos deixar as crianças com ela, pois a L... ainda é muito apegada a mãe e provavelmente não a deixaria se concentrar na oração.

2 - SINAL DA CRUZ - Naquele mesmo dia, no sábado - dia 3 - fomos todos à casa de minha mãe para recebermos o sinal da cruz, uma vez que ela agora estava em estado de graça, tendo se confessado no dia 30/10. Foi emocionante.
Não sei se você se recorda, Pedro, mas eu havia lhe perguntado se ela poderia impor o sinal apesar de não ter ficado impregnado de forma permanente o perfume do céu no lencinho dela. O Cláudio respodeu que sim.
Você havia me dito que não era necessário a confissão em si, por parte dela, mas que ela estivesse em estado de graça. Mas como ela estava ha muitos anos sem se confessar, decidimos esperar que ela o fizesse.
Olha, essa confissão coletiva parece ter sido providência do céu.

Deus seja louvado!

Estou muito feliz e sinto que há fortes indícios de crescimento do Movimento em nossa região. Assim espero.
O grupo - os seis participantes - manifestaram deseja de continuar visitando cemitérios da região.

Aqui vão os nomes dos participantes... segue a lista...

===================================================================
OBS: São exemplos de amor assim pelas almas que estão mantendo o Purgatório sempre reciclado a cada três dias em média. Mesmo aquelas que deveriam permanecer ali décadas, ficam poucos dias embora seu sofrimento purificador seja concentrado e elas tenham a impressão de que efetivamente ficaram lá por todo aquele tempo. Deus tem este poder.

Uma observação de nosso leitor me chamou a atenção neste ano. Senti nos olhos dos que estavam nos cemitérios algo diferente dos anos anteriores. Penso que estava mais para um mixto de acusação, que de vergonha pela nossa manifestação pública de fé, rezando alto por entre os túmulos.

Senti que nos cemitérios católicos havia esta espécie de acusação, quando o normal em outros anos era que as pessoas ficavam envergonhadas por não terem aquela fé. Claro que a gente não faz para aparecer e até procuramos rezar o mais retirado possível para que ninguém se "escandalize" com aquela atitude. Sei que muitos devem ter sentido a mesma coisa!

Importa é que a missão foi cumprida! Deus seja louvado!

PS: Enquanto escrevia este comentário um cheiro horrível de cachimbo quase me deixou tonto. Isso é para que saibamos o quanto o demônio odeia estas visitas...

Então se ele as odeia, repitamos cada vez mais este gesto!



Artigo Visto: 2179

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.201.264
Visitas Únicas Hoje: 6
Usuários Online: 39