recadosdoaarao



Histórias
Voltar




19/05/2013
Nossa Paróquia


19/5/2013 20:44:24
Histórias - Nossa Paróquia
 

NOSSA PARÓQUIA É ASSIM:


Em nossa Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro água verde de Blumenau SC, temos Missa diária desde 02/05/12. Tudo começou em 25 de Abril de 2012 na casa paroquial a 2 km da Matriz. Nesse dia, como era quarta feira e tendo a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a celebração da palavra, verificou-se que iriam faltar Hóstias consagradas. A solução encontrada foi rezar uma Missa para consagrar as hóstias necessárias para a celebração da noite. Algumas pessoas foram avisadas de que essa Missa aconteceria na capelinha de Sacrário na casa paroquial as 6:00 hs da manhã.


A capelinha é muito pequena e deve comportar em torno de dez pessoas, mas havia umas quinze. Durante essa Missa eu olhava para o Sacrário e pensava comigo e dizia à Jesus: - Como seria bom se tivéssemos a Missa diária na nossa Paróquia nesse horário todos os dias (Eu já não podia participar da Missa diária em outra comunidade noutro horário devido ao meu trabalho). Não demorou uma semana, Padre Paulo tocado por aquela Missa especial, decidiu cumprir os compromissos de sua ordenação Sacerdotal e o que manda a Igreja Católica, começou a rezar a Missa diária de segundas a sábados as 6:00 hs da manhã e domingos as 7:30 hs que já acontecia.


Em 02/05/12 estavam reunidas 19 pessoas para a celebração da primeira Missa diária de nossa Paróquia. Hoje participam diariamente mais de 30 pessoas, chegando a 100 como foi o caso de 01/05/13, dia de São José operário. Em todas as celebrações diárias há dois ministros servindo o Altar. Também, vários voluntário auxiliam nos preparativos das celebrações. Na liturgia sempre há várias pessoas que se colocam a serviço quando necessário. Essa Missa é uma verdadeira aula de catequese, além da liturgia diária, temos a bela homilia de Padre Paulo que dura cerca de 20 minutos. As homilias são profundamente evangelizadoras e que fazem muitos se converterem.


Quem se lembra dos padres antigos que não tinham medo de falar a verdade ou quem acompanhava as pregações de padre Leo? Padre Paulo tem bastante do estilo dele. O demônio é que não gosta nada dele, pois em todas as pregações Padre Paulo denuncia as más intenções do maligno. Também fala do zelo pala Eucaristia, da importância da confissão, de não comungar em pecado grave para não tomar da própria condenação (os casais de segunda união não comungam em nossa paróquia, pois são bem orientados e aceitam com amor as penalidades canônicas). Da importância da Missa dominical. Da importância da vida em comunidade. Do zelo que devemos ter par com Jesus Eucarístico. Da importância da educação dos filhos na fé. Da importância dos ministros, diáconos, catequista e liderança da comunidade dar o exemplo participando o máximo possível das formações, Missas e demais celebrações e eventos na comunidade.


     Temos também 24 horas de adoração em nossa Paróquia no segundo sábado do mês (com exceção de haver algum evento nesse dia, passando a acontecer então no primeiro sábado do mês). Inicia com Santa Missa a meia noite e termina com a benção do Santíssimo a meia noite de sábado. Inicialmente a todas as paróquias da Diocese foi pedido um dia de adoração por mês. A intenção era de que sempre houvesse ao menos alguém em adoração todos os dias. Muitas paróquias reduziram o tempo de adoração para 2 horas, trocaram de dia, em fim, o que foi proposto já não estava acontecendo. Padre Paulo então escolheu o sábado para que todos os paroquianos pudessem adorar Jesus, não só durante o dia, mas também à noite.


      Para comemorar um ano de Missa diária aconteceu adoração de sete dias, 24 horas por dia. As famílias escolheram uma hora ou mais para fazerem a adoração nos sete dias. Do dia 02/05/2013 a partir da Missa das 6:00 hs até a missa de 09/05/13 no mesmo horário.


     Dia 07/07/13 às 15 horas teremos o Terço da Misericórdia na nossa Paróquia e em seguida um aprofundamento sobre o Cerco de Jericó feito na Polônia a pedido de Nossa Senhora a fim de que João Paulo II (Papa da época) conseguisse o visto de entrada para a sua terra natal. Foi rezado o terço durante sete dias diante do Santíssimo. No sétimo dia concederam o visto de entrada a João Paulo II na Polônia... Em vista da visita do Papa ao Brasil, também faremos o Cerco de Jericó em nossa Paróquia nos mesmos moldes que outrora fora feito na Polônia a pedido de Nossa Senhora. Durante o dia os jovens se revezarão rezando o terço diante do Santíssimo e de madrugada as pessoas que nos dias de adoração já rezam nesse período.


     Temos também estudo Bíblico uma vez por mês com Padre Paulo. Toda segunda terça  feira do mês a partir das 19 horas.


     No primeiro domingo do mês temos o terço da misericórdia às 15 horas e logo opôs aprofundamento Bíblico com Padre Paulo para voluntários e todos que queiram participar. No dia da misericórdia tivemos a Missa as 7: 30 hs, após lanche partilhado e em seguida as mil misericórdia, as 13:30 hs foi narrada a historia de santa Faustina e em seguida 1 hora de adoração, as 15 horas o terço da Divina Misericórdia e em seguida Padre Paulo ministrou um aprofundamento Bíblico sobre a misericórdia.


     Nas festas que acontecem na nossa paróquia, também  às 15 horas em ponto, ao toque do sino, todos param e rezam o terço da misericórdia. O Sino toca todos os dias às seis da manhã, meio dia às três da tarde (hora da Divina Misericórdia) e às dezoito horas. Também antes das Missas ele está programado para tocar três vezes com intervalo de 15 minutos (coloco a questão do sino porque na maioria das Igrejas ele já foi silenciado).


     Por falar em festa, todas acontecem sem bebida alcoólica e também sem cerveja sem álcool, pois como diz pare Paulo: - As crianças não  sabem que é sem álcool. Também os brinquedos para as crianças sempre são gratuitos. Não são mais permitidos os jogos de azar que muitas comunidades montam nas festas, tais como: roletas, tiro ao alvo etc.


O cigarro também foi banido nas dependências da paróquia, pois a mesma foi consagrada como território Eucarístico. Sem cigarros, sem jogos de azar e com diversão gratuita para criançada o resultado positivo dobrou em relação às outras festas que permitiam tais coisas. Tudo é feito com serviço de voluntários que trabalham felizes como uma grande família. Por falar em família, a maioria de nossos paroquianos são migrantes, sendo poucos nascidos em Blumenau. No Natal, virada de ano e Páscoa, muitos não viajam para  encontrar seus parentes reúnem-se na paróquia e fazem refeições partilhada como uma grande família. Muitas vezes depois da missa das 6: 00 hs, os voluntários preparam um delicioso café antes de começarem a trabalhar. A gente se sente como uma grande família em nossa comunidade.


    Também temos uma biblioteca montada numa sala da paróquia. Da qual podemos levar livros e filmes para ler e ver em casa. Os livros doados sempre passam pelas mãos do Padre Paulo a fim de analisá-los criteriosamente. Só os bons vão para biblioteca, os que não respeitam as diretrizes da Igreja Católica são incinerados.


     A catequese  também é levada muito a sério. Primeiro os pais recebem formação em três encontros, só depois podem matricular seus filhos (Padre Paulo catequiza os pais nesses encontros). As crianças antes de receberem algum sacramento, passam pela confissão e tem uma conversa com Padre Paulo para ele saber se estão preparadas e se elas se demonstram dispostas a seguir sua caminhada na Igreja depois (como diz na palavra não lancemos pérolas aos porcos ...).


     Há 15 crianças servindo nas Missas como coroinhas. Também temos os acólitos que são adolescentes e jovens que auxiliam o padre antes e durantes as Missas. Todos os coroinhas e acólitos usam lindas vestes litúrgicas. Como diz o Padre Paulo: - Para Jesus temos sempre oferecer  o melhor de nós e também no que diz respeito a material litúrgico como: vestes dos que servem o altar, utensílios para as celebrações, etc.


     Temos também o terço dos homens que se reúnem para rezar o terço, evangelho e ladainha  todas as quintas feiras às 19: 30 hs. Sempre participam em torno de 25 homens. Muitas esposas relatam ao Padre da mudança de seus maridos depois deles participarem do terço dos homens. As três comunidades, também tem seus grupos de terço dos homens.


     No apostolado do sagrado coração de Jesus, não se consagram só as senhoras (como se vê em muitas comunidades), também crianças, jovem e homens.


     O grupo São Miguel foi formado para atender, rezar e interceder junto às famílias que tem algum problema quanto a interferência maligna, esquizofrenia etc. Sempre que alguma família pede ajuda, estamos a disposição para interceder através de orações autorizadas à leigos, sempre sob orientação e avaliação do Sacerdote . Quando necessário, Padre Paulo, visita essa família, e até novena de Missa faz, para que a família possa voltar a viver em harmonia a sua fé.


    Também já fizemos as mil Ave Marias em nossa Paróquia. Pretendemos ao menos uma vez ao ano fazê-las em nossa Paróquia.


   Há mais de 50 Ministros da Eucaristia em nossa Paróquia, sendo que boa parte deles formados por casais. São seis os diáconos formados ou em formação, que se dedicam a nossa paróquia, bem como às comunidade Santa Paulina, Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima. Os Ministros e Diáconos também visitam os doentes e levam a Eucaristia. Também tem formação permanente no último domingo de cada mês das 16:00 as 18:00 hs com Padre Paulo na Matriz.


     Sempre há algum curso ou formação em nossa paróquia, tais como: De canto, de oratória, de liturgia, de Ministro da Eucaristia, de catequistas etc.


      Os voluntários se dedicam algumas horas por semana em diversos serviços na paróquia. A maioria recebeu até carteirinha de voluntário, não para orgulho do (a) mesmo (a), sim como reconhecimento e gratidão por parte do Padre Paulo.


     Gostaria também de escrever alguma coisa quanto ao nosso pároco PADRE PAULO.  Padre Paulo vem de uma família humilde de Recife–Pernambuco.  Na juventude era meio rebelde (como diz ele), passou pela igreja batista onde foi pastor até ser resgatado (convidado) por um padre que o convidou a ajudar a organizar a festa do padroeiro de sua comunidade. Com muitas dificuldades chegou ao seminário e se tornou sacerdote. Está a cinco anos em nossa Paróquia (desde que ela se tornou Paróquia). Teve que aprender algumas coisas, mas o que nos tem ensinado é muito mais.


Ele é bem exigente quanto ao zelo em todos os sentidos. Muito zeloso com sagrado e também em relação às normas da Igreja Católica. Procura em tudo seguir o Catecismo da Igreja católica (o catecismo foi usado na formação de Ministros). Padre Paulo é muito humilde quanto a eventuais erros que possa chegar a cometer. Sempre diz: - Se eu errar vocês me avisem e me tragam o documento para que eu não volte a cometê-los. Numa ocasião a alguns anos, numa missa com pouco gente, ele convidou a todos à ficarem em torno do altar. Na hora da comunhão convidou a todos a se servirem a Eucaristia (auto-comunhão). Na primeira oportunidade, meio receoso, conversei com ele a respeito do erro cometido. Ele muito gentilmente me pediu que lhes trouxesse o documento em que fala a respeito da proibição da auto-comunhão. Também ele, ficou até de madrugada pesquisando tal documento. Imprimi o documento do Papa (Encíclica) e lhe dei. Padre Paulo agradeceu e nunca mais cometeu tal erro e pediu para que se eventualmente cometesse algum erro sempre o alertássemos. Assim é nosso Pároco: Zeloso e humilde de coração...


  Quem tem internet pode escutar a Missa de domingo as 7:30 hs pelo: www.arcadaalinca.cm.br  (rádio Blumenau). Também tem o programa: A Igreja Ensina, toda sexta feira a partir das 12:30 hs no mesmo endereço. O site da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é: www.nspsblu.com.br . Missas de segunda a sábado 6:00 hs da manhã, sábado as 18:00 hs, domingo 7:30hs (transmitida pela rádio) e as 19:00 hs,  primeira sexta feira do mês as 19:30 hs, nos dias de guarda geralmente 19:30 hs.  As três comunidades tem missa ou celebração da palavra no sábado ou no domingo.


    Para finalizar, gostaria de deixar a seguinte mensagem: “Nunca critique seu sacerdote, antes reze por ele sem cessar”.


Francisco e Ceci, Carlos e Joana.


 +++++++++++++



OBS> Eis uma verdade: o mundo seria completamente diferente se todos os nossos sacerdotes fossem humildes e santos. O mundo seria um paraíso. Rezemos por eles, se os convertermos, eles convertem o mundo.




Artigo Visto: 3875

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.198.987
Visitas Únicas Hoje: 217
Usuários Online: 80