recadosdoaarao



Autores
Voltar




28/03/2007
Santo remédio


Outros Autores - Santo remédio
28/03/2007 09:25:40
Outros Autores - Santo remédio

Fluoxetina x Confissão...

(Abaixo um texto escrito por Eduardo, estudante de medicina do 5º ano, mas antes de ser médico sua vocação maior é para o sacerdócio. Deus o quer nos dois lugares. Aqui ele traça um quadro interessante, sobre a relação medicamentos x confissão. De fato, muitos médicos têm percebido que o perdão é o principio da cura, tanto do corpo como da alma. Quem perdoa e se confessa, não precisa de medicamentos, pois no confessionário desobstrui a alma, e se livra de tudo aquilo que impede a cura física. Seria interessante que lessem este matéria, em especial os que tomam anti-depressivos. Depressão é pura falta de Deus).

Eis o texto:

Começo meu texto falando sobre a fisiologia de um remédio bem conhecido, a Fluoxetina (Fluxetine, Fluoxene, Prozac). Seu mecanismo de ação é simples, ela inibe um sistema que faz que a Serotonina livre numa terminação nervosa retorne para dentro da célula, onde não tem ação. Inibindo um sistema que retira, ela acumula e tem ação por mais tempo. O que a Serotonina faz? Ela é um neurotransmissor que atua genericamente no "prazer", sendo assim, esse remédio aumenta o prazer de fazer as coisas.

Fazendo uma leitura rápida e superficial de toda nossa geração, percebemos que a busca do prazer imediato é imperativa e nega sob todas as vias o sofrimento, tendo como algo inapropriado e desnecessário. Baseado no balanço frustração x prazer temos o tão falado estado de humor. Ou seja, buscando aumentar farmacologicamente o prazer, estamos melhorando nosso estado de humor.

O estado de humor influencia diretamente nas relações interpessoais. É um dos fatores que nos fazem escolher por esta ou aquela opção. Vamos a um exemplo simples: Quem nunca disse assim para um filho ou amigo: "Tudo bem, hoje eu faço isso para você porque estou de 'bom humor'", ou no seu trabalho se nega a fazer um certo serviço alegando "estar de mal humor".

Ou seja, nosso "humor" influencia a vida, tanto positivamente quando negativamente. Entro agora em outro conceito importante, as modulações de reações. Existem mecanismos neuronais que funcionam em sistema de retroalimentação (feedback) tanto positiva quanto negativa, no caso especial, refiro-me ao sistema límbico e ao lobo frontal. Este sistema não são puramente autonomos, de entrada e saida, funcionam por modulação tanto aumentando quanto diminuindo os estimulos.

Exemplifico da seguinte forma: Imagine que nossa cabeça fosse uma balança. Se uma pessoa de 50kg sobe numa balança, se a balança estiver calibrada corretamente ela mostrará no visor 50 kg, se uma pessoa de 100kg sobe nessa mesma balança ela mostrará 100kg. Agora imaginemos que os estimulos fossem 'os pesos' dessa balança, e que o limiar para a pessoa tomar uma atitude drástica fosse 80kg.

Essa atitude drástica pode ser entendida sob vários aspectos, desde xingar um filho, bater na mulher ou atirar no vizinho, fiquemos com o primeiro exemplo para continuar. Se o limiar for colocado como 80kg, o que isso significa? Se a pessoa de 50kg subir nessa balança, nenhuma atitude drástica será tomada, porém se a pessoa de 100kg subir nessa balança ela tomará a atitude drástica, pois o estímulo foi maior que o limiar.

Superficialmente, esses são os mecanismo de retroalimentação de entrada e saida a qual me referia.

Vamos as modulações propriamente dita. Imagine que agora a balança não seja mais calibrada corretamente, e que ela decida qual numero mostrar no visor, baseado em outros fatores além do peso. Vamos colocar da seguinte forma, a balança gosta de loiros e gosta de camisa azul, então quando é loiro, ela subtrai 40kg, quando a pessoa está de camisa azul, ela subtrai 50kg. Essa balança também odeia vermelho, e tem birra de pessoas de cabelo preto. Então para as pessoas que sobem nela de vermelho ela aumenta 50kg, e quando a pessoa tem cabelo preto ela aumenta 40kg. O limiar de atitudes drástica
s continua os mesmo 80kg.

Vamos supor que seja uma pessoa que tenha feito algo de muito ruim, a pessoa "pesa" 160kg, mas a pessoa é loira, e está de azul, então a balança mostrará 70kg, ou seja, a atitude drástica não será tomada, porque a balança "simpatiza" com loiros que vestem azul. Vamos ao contrário, a pessoa pesa 1kg, mas tem o cabelo preto e está de vermelho, então a balança mostrará 91kg e tomará uma atitude drástica. Essa atitude foi tomada mesmo que o "peso" da pessoa seja de apenas um quilo, praticamente o peso de um recém nascido prematuro, e essa atitude não foi tomada com uma pessoa realmente "pesada", simplesmente porque ela tem como valores a cor do cabelo e a cor da roupa.

Assim são nossas atitudes, vários são os fatores que influenciam, tanto somando quanto diminuindo o "peso" das pessoas. Veja, que a analogia se refere a atitudes e não a composição corporal das pessoas propriamente dita. Vamos agora misturar os conceitos de humor e atitudes com modulações. A pessoa está em seu serviço numa empresa qualquer, o chefe solicita que seja feito um favor pessoal a ele, não ligado ao serviço, suponhamos, pegar o filho dele na escola ao final do expediente.

Uma pessoa que levasse em consideração o cargo administrativo dele, prontamente responderia que sim. Mas, e se fosse o faxineiro quem pedisse? Talvez a pessoa dissesse que sim ou que não, talvez alegasse que teria muito trabalho a fazer, ou seja, variaria de acordo com outras coisas, ao final de tudo, aquilo que trouxesse menos incomodo a ela, se fosse caminho, ou se estivesse de 'bom humor' talvez... Veja que as situações sociais são bem mais complexas de serem analisadas, porém, vamos simplificar nas situações extremas.

Um homem está em casa, cansado por trabalho exaustivo no dia passado pois precisa sustentar seus filhos com seu salário, sua mulher também trabalha fora e ele mal a vê. Seus filhos, esses que ele se esforça para dar a melhor vida possível, "tudo do bom e do melhor" para aqueles que ele "rala" todo dia no serviço são todos revoltados, sempre dão muito trabalho em vários aspectos, e sempre estão metidos sempre em alguma confusão. Para ajudar, na hora do café, uma das poucas horas que ficam todos reunidos, o filho fala uma palavra de baixo calão com o outro filho do casal, e inicia-se a tradicional discussão familiar matutina. Ele repreende (xinga) seus filhos, dizendo que devem ser bom um com o outro e se tratarem com carinho, porém, seu filho revoltado retruca, sua mulher intervém e ao final de tudo saem todos para seu destino final, a mulher ao seu serviço, o homem ao seu, e as crianças a escola. Será que mesmo assim ele pegaria o filho do faxineiro na escola? Mesmo assim, talvez sim... Ou não, afinal, ele poderia pensar assim: "Ele que cuide dos problemas dele e me deixe quieto!".

Agora imaginemos, esse homem, cansado por seus problemas resolve procurar ajuda médica e vai a um médico. "Doutor minha vida é um inferno! Meus filhos são umas pragas, minha mulher está dando bola para um rapaz mais novo no trabalho! Ingratos! Eu que trabalho tanto por eles, me esforço dia e noite, de sol a sol para levar meu santo dinheirinho para casa, e eles me pagam com isso! Já não aguento mais! Estou entrando em depressão..." O médico, muito bom e piedoso, o que pensaria? "Diagnostico: Depressão. Conduta: Mudança do estilo de vida + Fluoxetina 20mg um vez ao dia em jejum pela manhã" E falaria: "Então, você realmente está entrando em depressão, e antes que isso se agrave, melhore seus hábitos, coma melhor, durma bem, faça exercícios e use esse remedio, volte em seis meses para nova avaliação."

O que esse remédio fará para esse homem? Fará com que os pequenos estimulos prazerosos que ele tem sejam aumentados quimicamente. Então voltemos aos nossa comparação anterior, se a pessoa for loira, ao invés de subtrair 40kg ela vai subtrair 60kg, se a pessoa veste azul ele subtrai agora 70kg ao invés de 50kg, sua antipatia pelo vermelho e por cabelos pretos também diminui. Ou seja, as "ações ext
remas" melhorarão, o "humor" melhorará, e a qualidade de vida melhorará. Bom isso? Bem vejamos agora por outra ótica...

O homem agora, transtornado com sua vida, procura a um Padre. Na verdade não é para confessar não, é só para conversar mesmo, afinal, ele quer um amigo, não alguém que fique dando ordem em sua vida. Pensemos como ficaria a situação. A biblia prega um estilo de vida, e tem uma série de "normas", por assim dizer. O que faria o Padre nessa situação? "Meu filho, com certeza, seus problemas advém de sua família. Já pensaste em conversar melhor com sua mulher? Ou conversar com seus filhos para ver o que de fato eles precisam?".

Ou seja, proporia uma reforma na vida da pessoa, a inclusão dos principios verdadeiramente cristãos, aqui citei apenas a compreensão mutua. Seguiremos nesse exemplo, apenas com esse principio. O que o homem faria então, se escutasse os conselhos do Sacerdote? Tentaria por conta própria diminuir o valor dos acréscimos dados ao "peso" das pessoas por sua simples antipatia. Voltemos ao exemplo da "tradicional discussão familiar matutina". Seu filho inicia uma discussão, agora o pai não mais repreende ao filho, mas sim tenta descobrir porque ele está falando aquilo, e seu filho lhe conta que foi um amigo dele que lhe ensinou. O homem indaga seu filho quem são esses amigos, e descobrem que esses "amigos" são da "turminha da maconha".

O pai transtornado começa a sofrer por conta disso, vai praticamente em prantos ao trabalho, e pensa "Onde foi que estou errando? Porque? Justo meu filho...", volta para casa, antes de dormir, vai e conversa com sua esposa, ela fica comovida pelos prantos de seu marido, ela também está preocupada com seu filho. Eles se propoem a juntos resolverem os problemas. Começam a conversar mais, e percebem que por melhores que tenham tentado ter sidos... Foram péssimos pais... A mulher agora, tão preocupada com seus filhos já para de ficar "dando bola" para aquele rapaz do serviço dela... Está sofrendo muito... O pai também... Sofre muito... Pois se dá conta que seu trabalho está sendo em vão... O que adianta trazer o suado e honrado dinheiro se o seu dinheiro se encaminha ao traficante, o seu suado "santo dinheirinho" já não é mais tão "santo" assim... Começa a dar menos valor em seu trabalho em mais valor no seu filho... Porque? Porque simplesmente o Padre incentivou-o a "compreensão mutua".

Veja que podemos continuar essa história de várias formas... E poderiamos acrescentar ao mais variados principios Cristãos. Deixo ao cargo do leitor de imaginar, o que aconteceria com esse homem se ele reconhecesse que fez muita coisa errada, e que esses erros tiveram origem em algo denominado "pecado" e procurasse a confissão, descobrisse que mais coisas que ele faz, a Igreja condena e rotula como pecado. O que poderia acontecer com esse Pai se seguisse os "conselhos" da Igreja? Fica ao encargo de cada um imaginar...

Voltemos ao que é racional e objetivo, o que de fato, hoje é tão valorizado por muitos, e não aquilo que poderia ter sido escrito por qualquer escritor da Globo se ele fosse verdadeiramente Católico. A Igreja propõe uma alteração radical no estilo de vida, e a isso ela denomina como "conversão", ou seja, virada, troca, aceitação "Convertei-vos e crede no Evangelho". Ou seja, troque suas atitudes rotineiras por aquelas que estão escritas no Evangelho. Acreditem que aquilo É a verdade. "Eu sou o Caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim".

Qual o desejo de Deus-Pai? Que sejamos felizes! E verdadeiramente felizes! Em nenhum momento o evangelho diz que não haverá tribulação ou sofrimento, mas o próprio Jesus diz: "Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo". A igreja convida as pessoas a trocarem seus valores pelos valores do Evangelho. Ou seja, diminuir o "peso" das pessoas por valores válidos, e aumentar o "peso" das coisas válidas, em síntese, de diminuir o "peso" das pessoas e aumentar o "peso" dos pecados, ta
mbém convida que as atitudes drásticas sejam voltadas contra ao pecado, e não contra o pecador. "Perdoa a nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que nos tem ofendido."

Ou seja, ensina que o mais afetado em todas as situações é o proprio Deus. Pois sua dignidade é infinita, então qualquer coisa contra Deus, por menor que seja, já é causa de grande culpa. Vou citar um exemplo uma vez citado por um Sacerdote amigo: "Deus pode considerar como um pecado venial o fato de você não atravessar a rua na faixa de pedestres, pois em ultima análise, você pois em risco sua própria vida." É lógico, e óbvio o "pecado" de não atravessar na rua nem se compara ao pecado de você agredir fisicamente outra pessoa, porém, não deixa de ser um pequeno delito.

Esqueci-me o nome do Santo que disse isso mas sua frase é: "Se não evitarmos os pequenos pecados, como fugiremos aos grandes?". É mais do que obvio, eu não estou fazendo apologia ao fiel cumprimento das leis humanas mesmo porque muitas delas são injustas! E a Justiça Divina é perfeita e não se abala por concepções temporais, pois Deus É a propria Justiça. O que faço apologia é o repúdio ao pecado por menor que ele seja!

A Igreja tem um discurso bem mais profundo, pois toca o cerne das ações humanas. E isto por si só não é cômodo, pois exige uma série de abnegações de algumas coisas que causam prazer. Ou seja, às vezes nos deixam de "mal-humor". Quem disse que trair a mulher é ruim? Quem disse que "ficar alto" com a bebida é ruim? De fato, imediatamente não é! Porém quais são as consequencias que advém disso? E isso é se abster de coisas que causam prazer? De fato, inicialmente sim! Porém, o que advém disso? É disso que a Igreja fala, e esse o que Deus-Pai quer de nós, que sejamos felizes, mas que sejamos verdadeiramente felizes!

Voltemos ao exemplo do pai de família. Será que não foi sofrimento saber que seu filho estava usando drogas? Se ele ao menos procurou ser um bom pai, creio que sim! E isso será ruim? Bem, comodo não será, mas qual não será a felicidade de ter de volta um filho recuperado, e com certeza, agora um bom filho. Qual não será a felicidade dele ter uma família feliz? É isso que a Igreja quer, é isso o que Deus quer! A felicidade verdadeira! Veja que em nenhum momento eu falei na parte espiritual, nem citei a alma humana, nem as graças de Deus! Falei simplesmente como humano, analisando racionalmente as consequencias de ações! Não tenho medo nenhum de dizer, se todos, sem exceção, seguissem fielmente a doutrina Católica, seguissem os valores evangélicos, viveriamos o Céu na Terra! Antes mesmo de irmos ao Céu! Teriamos uma parte do Céu na própria Terra! Garanto, o mundo não podemos mudar, com muito esforço talvez nossa família, mas com certeza, a nossa alma conseguimos!

Volto ao racionio humano. Nunca conseguiremos impor valores aos outros, mesmo os de nossas casas, porém, sempre influenciamos, pela imitação e pelo exemplo. Uma bom exemplo disso é quando alguém abre uma loja e faz sucesso, logo a rua inteira vende a mesma coisa. Muito engraçado ver essas atitudes humanas... Aqui em minha cidade temos em um cruzamento quatro grandes óticas, uma em cada lado, sempre quando passo por lá eu rio disso, peguemos exemplos brasileiros famosos, como em São Paulo, a rua 25 de Março e a Santa Efigenia. Então, a nossa atitudes conseguimos mudar. Nossas respostas não são exatadas! Todas sofrem modulações, e veja a ironia dessa frase que um ateu, sem sentir a profundidade de seus palavras, me disse uma vez: "Graças a Deus podemos escolher..." Sim, é graças ao livre arbitrio que Deus nos dá podemos escolher entre várias opções...

Nesse pequeno texto (não tão pequeno assim mas tudo bem..) eu deixo aqui duas opções, não mutuamente excludentes, a qual dou o titulo a este texto. O que você prefere, Fluoxetina ou Confissão? Durante cerca de 10% de minha vida eu preferi o primeiro por ignorancia dos beneficios do segundo. Cito aqui uma passagem do Livro do Eclesiastico a qual gosto muito:

Capítulo 38r>
1. Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou.
2. (Toda a medicina provém de Deus), e ele recebe presentes do rei:
3. a ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes.
4. O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza.
5. Uma espécie de madeira não adoçou o amargor da água? Essa virtude chegou ao conhecimento dos homens.
6. O Altíssimo deu-lhes a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas.

Agora fica a escolha a cargo de cada um! Graças ao bom Deus vocês são livres! E eu também graças a Deus!!! Fiquei pensando no pobre faxineiro... Será que ele vai ganhar a carona para seu filho? A resposta agora talvez seja: "Ah, o que custa né? É caminho mesmo..."

Em tom de brincadeira deixo aqui meu ultimo comentário....

As Graças de Deus e os Sacramentos são de graça, mas caso escolham ser exclusivamente comodistas e quiserem gastar o seu suado "santo" dinheirinho com os remédios favor me ligar... =)

Fiquem com Deus e que Ele abençõe a todos,
Eduardo Paiva
Acadêmico do 5º ano de Medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá
(Para quem não sabe, Eduardo é o autor do novo site .
que Deus o abençoe



Artigo Visto: 2848

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.198.979
Visitas Únicas Hoje: 209
Usuários Online: 76