recadosdoaarao



Autores
Voltar




15/02/2007
Padre Inácio


A Igreja - Padre Inácio
15/02/2007 20:40:01
A Igreja - Padre Inácio

QUERIDO PADRE INÁCIO...

Li inteiramente e meditei sobre o seu texto sobre o pentecostalismo, e devo dizer que a certa hora levei um susto, quando o li a palavra Frei Beto, aquele horror. Naturalmente que compreendi que o senhor não concorda com as idéias dele sobre evangelização, porque na essência, o que gente do tipo dele e do senhor Boff propagam, é exatamente o contra evangelho, em verdade a nova religião universal de Leonardo Boff, e seus afins, onde “se unirão todas as faces de um mesmo deus”. Que tipo de deus é este? Acaso uma metamorfose ambulante?

Eu abaixo colei rapidamente 16 tópicos extraídos de seu belo trabalho, sobre os quais gostaria de comentar. Servem para sua meditação e para alertar para certos detalhes que penso lhe haverem escapado. Se realmente o senhor for escrever o livro que Nossa Senhora lhe pediu, deverá colher todas as informações possíveis, e certamente as propostas que tenho a lhe fazer, o pegarão de surpresa. Duvida?

Vamos lá! Antes, porém, de entrar diretamente nos tópicos, penso que devemos começar da base. Veja: hoje o senhor luta contra os protestantes que crescem como erva daninha, entretanto acho que esta luta é como querer concertar uma casa começando pelo telhado quando as colunas de sustentação não suportam uma grama sequer a mais. É preciso antes reparara as colunas que sustentam a Igreja, partindo da base que é Deus. E não se pode falar em Deus Único, quando todo mundo cria o seu.

Amar a Deus sobre todas as coisas! Por aí começa! Padre, os homens pulam céleres sobre este primado da nossa fé, e partem para teologias absurdas, construindo esta torre de Babel que hoje vemos em termos de fé. Como se vai amar a Deus que ele não é dado a conhecer ao povo? Pergunte a seus paroquianos> quem é Deus? Quem é Jesus? Quem é o Espírito Santo? Quem é Maria? E verá inúmeras e as mais diferentes explicações. Quando sequer os cristãos sabem quem é seu Deus, como se sentarão para discutir, sem falarem como uma orquestra de papagaios? Como poderão amá-LO? Adorá-lO?

Eis por onde começa a fuga para outros credos: começa pela péssima catequese que nós estamos ministrando em nossa Igreja. A Catequese deve ser o motor e a alma da Igreja. Sem o conhecimento perfeito de quem é seu Deus, do que significa uma Igreja, sem saber nada sobre Doutrina e os Sacramentos, como é que alguém pode ser um bom católico?

Faça uma estatística, e verá que, sem exceção, todos os que saíram da Igreja Católica para outros credos, eram maus católicos, ou mal preparados, desconhecedores de sua fé e de dos ensinamentos da Igreja. Certa vez, conversava com uma “crente” empregada de minha prima. Ela saíra da Igreja há muitos anos, porque não entendia as coisas e não havia quem lhe explicasse sobre os sacramentos. Então lhe falei sobre o extraordinário Mistério da Eucaristia e ela me disse emocionada: se alguém um dia me tivesse explicado tudo isso como o senhor fez, eu jamais teria saído da “Católica”. E assim vai... Nem um só bom católico, conhecedor da Doutrina e da Tradição da Igreja, sairá do paraíso, para se aventurar no caos doutrinário. Concorda?

Assim, que eu havia colado seus textos, saímos para visitar meus pais, e lá, sendo eles pessoas de idade, mas lúcidos, junto com minha tia, eles que conheceram a Igreja pré conciliar, lhes perguntei qual seria o motivo de nossa Igreja estar perdendo tanto terreno.
As respostas que me deram, todas já as tenho em alguns trabalhos publicados no site ou nos livros, e confirmam aquilo que a realidade apresenta. Quando abaixo falo sobre os padres, deixo claro que existem exceções, e apenas comento com o Senhor, porque a Mãezinha não quer que falemos mal dos padres.

A) Tibieza dos pregadores > os padres, depois do Concílio, passaram a achar que o povo sumia de suas pregações, porque eles falavam em pecado e atacavam modas indecentes, falavam em inferno e castigo eterno. Terrivelmente, acontece bem o contrário: a fuga ocorre pela frouxi
dão das homilias. Frouxidão causada pelo medo de perder fiéis, quando se sabe que o povo precisa ter alguém que lhe pegue no calcanhar, porque senão se desgarra fácil. Um pastor de ovelhas, num largo campo, jamais conseguirá mantê-las unidas, sem um cajado, e sem um cão de guarda eficiente. Ademais, se um sacerdote não se prepara bem para a homilia, como poderá pregar com profundidade e eficiência? O padre deve botar o dedo nas feridas, sim, deve avisar sobre as comunhões sacrílegas, sobre a indecorosidade no vestir, e sobre tudo que leve a perda da alma. Deve falar em Céu, em inferno e em Purgatório. Deve explicar isso aos fiéis, e não ficar falando em pastorais?
B) Os padres não têm coragem de completar as frases > têm medo de dizer a verdade, medo de ofender as pessoas, medo de falar sobre indulgências, sobre castigo eterno, sobre justiça divina. Às vezes mencionam estas coisas, mas não vão ao fundo, o que faz o povo se manter ignorante a respeito das coisas de sua fé. O padre deve falar sempre a verdade, ira até o fundo de cada questão, doa a quem doer, exatamente como Jesus fazia. Ele nunca foi tíbio, frouxo, morno! E se um católico sair de sua Igreja por causa dos duros sermões, lá na nova cédula de contínuo a sua consciência o estará acusando, e chamando à verdade.
C) Os padres deixaram de ser modelos de vida e virtude > O laicismo iniciado com o Concílio, levou os padres a relaxarem da oração, e não conseguem mais ser os baluartes da fé, as COLUNAS da Igreja. Costumo dizer sempre que o Evangelho se prega com a vida. Se alguém não vive o Evangelho, não deve pregá-lo, porque nunca conseguirá provocar a “empatia”, a ponte que liga o Espírito que produz e homilia, e o mesmo Espírito do ouvinte. Como um jovem qualquer quererá entrar no seminário, se não encontra exemplo de virtude nos padres? É por isso que os seminários estão vazios, porque temos nas paróquias padres enfastiados, que só pensam em casamento, como se esta fosse a solução – e seria um desastre.
D) Má preparação dos sacerdotes > Verdadeiro câncer no coração da Igreja, a falta de padres santos é o cerne da desgraça. Ao Cura de Ars, o “Graphin” lhe disse: se tivesse apenas três como tu no mundo e meu reino estaria perdido. Faça as contas da população daquele tempo e verá que a população não aumentou mais de 30 vezes. Ou seja, precisaria apenas uma centena de Curas de Ars, ou de São Freio Pio, para converter toda a humanidade.
E) Seminários > se tornaram em sua maioria, como disse o papa, e verdadeiras cátedras de pestilência, com toda sorte de hereges e heresias. Os muitos anos de estudos “teológicos”, para nada servem, e tem apenas conseguido criar hereges. Deus não se estuda Padre, Deus se vive! Quem não vive a Deus, não é santo, nem serve para o sacerdócio. Para que estudar a vida dos heresiarcas do passado, se isso deve ser sepultado e colocado uma pá de cal em cima? Porque não estudar a vida dos santos e seguir seu exemplo? Na maioria os reitores de seminários são escolhidos entre os maus formadores, “teológos” eis a causa do desastre. Jesus disse ao Padre Otávio Michelini – todos padres deveriam ler isso – que “toda grande diocese começa com um grande seminário, e todo grande seminário começa com um reitor santo”. Acaso isso acontece? A maioria dos seminários esta abolindo, devagar e decididamente, todas as horas de oração e adoração, em troca de estudos teológicos, a maioria nefastos e mal formadores. Perguntei para três padres diferentes, em qual momento da Missa acontecia a transubstanciação e todos os três me falaram diferente. Como pode isso, se não entendem sequer aquilo que é a ALMA da Igreja? Como o povo saberá então?
F) Administradores de caixa > os padres se ornaram em burocratas, administradores do fluxo de caixa, quando padres só existem para uma única missão: levar as almas para Deus! Conduzir o rebanho a ele confiado, ao Céu! Dizem que estão estressados, cheios de trabalho, e não tem mais tempo para o essencial, que é a catequese – falo dela depois – vivem afundados em dezenas de pastorais inócuas, quando só uma é nece
ssária: a catequese. Sem isso nada adianta. Deus jamais irá julgar um padre pelas obras que fez e sim pelas almas que salvou. E se não tem almas para apresentar para Deus Ele irá dizer: servo mau, que enterraste o talento que te dei. E o senhor sabe o destino deles!
G) Catequese > Eis aqui o sumidouro da Igreja. É daqui que surgem as defecções. Como diz Isaías, é pela falta de conhecimento que meu povo perece... E Oséias completa: mas não ao povo que pedirei conta disso e sim a ti, ó sacerdote... Se o povo conhecesse bem sua Igreja, sua Doutrina, seu Catecismo, seus Dogmas, sua Tradição, as cartas e documentos papais, se conhecesse o valor dos Sacramentos, não se desgarraria, porque veria que as seitas são antros, são canoas furadas, e que são terra, por isso não se aventuram para águas profundas. E a catequese deve ser do Padre, não de meninas despreparadas. Ele deve estar atento a tudo o que se ensina às crianças, para que se tornem bons católicos. Aqui temos um “catecismo” de “catequese familiar” que tem três aulas de ecologia e apenas uma de Eucaristia. E é para ela, que as crianças se preparam. Se elas soubessem bem das coisas de sua fé, quando mais tarde surgissem propostas das seitas, elas se perguntariam: a quem iremos Senhor?
H) Concilio Vaticano II > eis aqui, padre, acredite, a causa da maioria dos males da Igreja hoje em dia. Foi a ai que começou o caos, onde a fumaça do demônio entrou dentro da Igreja. Dos 117 bispos e cardeais acusados por Mino Pecorelli de serem pertencentes às seitas secretas, 48 deles se filiaram durante o Concilio ou uns tempos antes. “Ricos comerciantes os compraram” disse Jesus a uma confidente. Foi a partir dali que perdemos mais de 100 mil sacerdotes, para o casamento, ou coisas mais... Em 1962 eu estava num seminário jesuíta, com mais de 350 alunos. Alguns anos depois do Concilio e de lá para cá está alugada para a Universidade. E sumiram os candidatos ao sacerdócio. Há loucuras demais nele, ambigüidades que permitem a dilaceração da Doutrina, que levam a desobediência do clero, e abrem espaço para as seitas.
I) Desobediência do clero > esta é uma das maiores chagas da Igreja. São passados mais de três anos da carta Misericórdia Dei e JPII e a imensa maioria das capelas e igrejas ainda não tem o confessionário, nem as paróquias falam em confissão. Dizem que os padres não têm tempo, quando isso deveria ocupar 90% de todo o seu tempo. Hoje dia de Indulgência plenária: quantos padres falaram nela? Onde o cumprimento da Carta Ecclésia de Eucharsitia quantos Missas? Ou seja, a imensa maioria desobedece, o novo Missal não sai, o Catecismo de JPI é ignorado, e os bispos homericamente desobedecem ao Papa, e os padres a estes. Agora mesmo saiu a instrução para a mudança da palavra “Por todos”, para “por muitos” na fórmula da consagração, mas creio que nem 10 padres já atenderam ao papa. E assim vai...
J) Mudança da Missa > a Missa nova, no sentido de aproximar a Igreja do povo, acabou por afastá-lo de Deus, porque tirou dela o mistério. Foi a vitória dos modernistas no Concílio e o senhor bem sabe que ela foi feita por cinco pastores protestantes e um rabino judeu, para agradar protestantes sim. Tudo isso é hoje de conhecimento público. Não é que a Missa nova não seja eficaz, mas é bem menos que a antiga, exatamente por tiraram dela grande parte do eficaz. Isso mereceria um grande estudo padre. Em grande parte, foi devido a esta Missa nova, que o purgatório chegou ao assombroso número de quase 3 bilhões de almas. Porque tudo o que os santos antigos falaram sobre o espetacular efeito da Missa, se referia à Missa antiga, e não a esta nova, tornada para muitos em simples ceia, no seu consumam a “abominação da desolação” predita por Daniel (Mt 24)

Eu teria ainda uma série de itens para alencar, mas ficará longo demais, daria um livro. Vamos aos comentários ao seu texto, baseados no que lembrei acima. Os parágrafos numerados são seus...


1 - “Onde a fé cresce, impulsionada pelo pentecostalismo”, o Brasil, país que sempre teve sua identidade ligada ao catolicismo, d
esde o início da colonização portuguesa, está passando por uma revolução religiosa. Segundo o jornal, essa “explosão” teria ocorrido “graças aos cultos emocionais das igrejas pentecostais”.

OBS: Ao invés de combater isso, temos aí a maioria dos grupos da RCC, que é de origem pentecostal, fazendo exatamente missas show, com seus cantos emocionais e não de adoração. Missas que provocam nas pessoas o mesmo efeito eufórico de um show de musica popular. As pessoas exigem mudanças, querem movimento, querem participação e querem festa. Quando quem quer festa que vá para uma roda de pagode. Se um católico não é ensinado sobre o valor da Missa, quererá escapar antes que ela acabe. E se ele quer show que vá para uma roda de pagode; Pecará menos!

2 - É aqui que entra as “soluções mágicas” das pregações oportunistas dos líderes sectários. A exploração dos sofrimentos alheios é uma das causas principais do crescimento das seitas.

OBS: Eles vão procurar lá o que não encontram aqui. Quando Jesus enviou os apóstolos lhes disse: ide, expulsai demônios, curai os enfermos... Acaso os nossos padres aproveitam este dom? O pedem? Fazem isso? Não mas receberam sim de Deus. Mas ao invés de usá-los, pensam que levando umas cestas básicas na periferia estão quites com a Justiça divina. Os pastores fazem lá o que os padres não fazem aqui. E lá o demônio aproveita para atuar com suas falsas curas, pois tudo depois volta. Também os exorcismos, eles não tem poder de estola, somente conferido aos ordenados, então o e demônio se oculta para mostrar o “poder” do pastor, mas depois volta, ou continua...

3 - A solução dos sofrimentos é de caráter imediatista. O “show” de testemunhas de pseudos milagres, estimula a prática de uma religião comercial e uma fé mercantilista.

OBS: Fazem da fé uma moeda de troca, como São Paulo previu: surgirão falsos pastores... farão comércio de vós, usando palavras cheias de astúcia.... Sinal dos tempos Padre.

4 - “A pobreza e a miséria são vistas como males causados por forças diabólicas que devem ser exorcizadas da mente e do corpo, a fim de se ganhar a bênção de Deus através da fé”, declara Flávio Conrado..

OBS: grande parte da Igreja Latina acha que compra o céu com cestas básicas e fome zero. Enquanto isso o povo morre de fome. O maior cinismo é esta teologia da libertação, um câncer nefasto que já colocou muitos teólogos no inferno. Eles teriam a bênção de Deus, caso seguissem seus mandamentos. Vejam o Paraíso... Vejam o êxodo e o maná!... Vejam a 2ª Multiplicação dos pães!... Tudo isso prega contra esta teologia maldita...

5 - Ninguém está muito preocupado com a salvação da alma. As pessoas querem primeiro salvar a pele”, conclui o sociólogo..

OBS: Fazem isso porque a Igreja não mais fala nos novíssimos, na necessidade maior de se preocupar com as almas, com a salvação sua e de sua família.

6 - Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, na parte final do trabalho, observaram que a estrutura da Igreja Católica tem se mostrado insuficiente para acompanhar o intento crescimento da população nas áreas mais afastadas dos grandes centros. Assim, não seriam os fiéis que estariam abandonando a Igreja, mas, de certa forma, sendo abandonados...
OBS> O erro não está na estrutura da Igreja, mas no desconhecimento de Deus. O padre Cura de Ars, converteu meia França ficando ali, em sua igreja, sem sair. E confessou mais de 1,5 milhões de pessoas, e converteu milhões. Se cada padre fizesse o mesmo – que começava por ficar seis horas de adoração antes da Missa – o povo viria a ele, na Igreja Matriz, e não precisaria visitar capelas, nem se construir tantas igrejas.

7 - A redução do número de católicos se deve, a meu ver, à dificuldade de a Igreja atualizar seus métodos de evangelização, flexibilizando sua estrutura eclesiástica. Na geopolítica missionária predominam as paróquias.

OBS> Não se mexa na estrutura eclesiástica. Ela é o esqueleto da Igreja. Ela é a fórmula da unidade. A descentralização é um câncer, e foi isso que provocou esta desobe
diência depois do concílio. Imagine o que buscam certos cardeais diabólicos como Martini, que prega a autonomia das Conferencias episcopais em questões de fé. Isso seria a imediata destruição da Igreja Una, pois cada país faria sua doutrina. E Bento XVI quer mesmo é acabar com todas as CNBBs da vida, que se tornaram já pequenos e desobedientes vaticanos. São um câncer da Igreja, e o exemplo do Brasil é claro, sendo dominada pela ala esquerda e vermelha, que obrigou bons bispos e padres a se tornarem maus.

8 - Ora, a evangelização exige, hoje, que se faça o itinerário inverso: a comunidade eclesial é que deve ir aos fiéis e aos infiéis.

OBS: O que precisa é conduzir o povo para Deus. Esquece este negocio de ir ao povo. Esta é mais uma praga conciliar. Quando os padres se misturam com o povo, o povo os engole. Ei-los ai sem farda, sem batina, sem rumo, sem vida... Quem quer seguir e imitar um homem comum, quando o Padre é maior que os reis e mais importante que os príncipes e governantes?

9 - Na doutrina protestante, não existe uma hierarquia centralizadora. Não tem uma estrutura de unidade institucional sólida. Não existe uma instância superior para coibir e punir os divisionistas.

OBS: Exatamente por isso que se esfacelam como explodidos por uma bomba. Milhares delas se criam por falta de unidade, por não terem um papa. Cada um tem sua doutrina e se não concorda com o pastor, funda outra igreja de acordo com sua idéia.

10 - ..diz que: “o dinamismo do protestantismo popular se adapta muito melhor às transições sociais do que o catolicismo tradicional. Por exemplo, a mobilização dos leigos e a ativa participação popular nas tarefas da igreja.

OBS: Mais um câncer, o excessivo bisbilhotar dos leigos nas funções exclusivas dos padres. As seitas crescem porque não tem compromisso algum com Deus, e sim consigo mesmos. Acham-se salvos por antecipação e somente porque “aceitaram Jesus” têm o céu garantido. Quando somente a Igreja Católica salva. Marque bem isso...

11 - Segundo Martin, ainda que os libertacionistas usem uma linguagem de “opção pelos pobres” e identificação com as massas, “têm um toque de classe média e radicalismo intelectual não correspondente às necessidades específicas dos pobres”.

OBS: O mal está em querer endeusar os pobres de dinheiro, relegando os pobres em espírito que o Evangelho privilegia. Se Jesus não quisesse os ricos, porque deixaria que aos pastores em visita à manjedoura, seguissem os reis? E três dos homens mais ricos de Jerusalém, a saber, Nicodemus, Lázaro e Arimatéia eram seus melhores amigos. Qual dos pobres de Jesus levantou um dedo para salvar a vida Dele? Nenhum! Mas Nicodemos e Arimatéria sim, fizeram de tudo. Jesus odiava aos ricos?

12 - ... o catolicismo se enfrenta com sua própria escassez de sacerdotes e sua prática pastoral limitada por “excessiva concentração de responsabilidades nos sacerdotes”. Em contrastes com isso, “as seitas tratam de responder com métodos próprios à demanda religiosa dos setores marginalizados. Estes encontram nelas um espaço de vida comunitária e fraterna , um lugar onde celebrar a fé dando rédea solta á parte sensível e emocional”.

OBS: A escassez de sacerdotes, se deve ao acima explicado. Falta de bons exemplos de padres santos. Existem marginalizados e pobres porque antes existem os sem Deus. Os que não o amam, nem vivem sua fé. Já desafiei dezenas de vezes a me mostrarem uma só pessoa que, siga corretamente a Doutrina da Igreja, que ame a Deus sobre todas as coisas, que viva os sacramentos e o amor cristão, e esteja debaixo de pontes, ou nestas barracas de lona preta. Ou Deus mentiria...

13 - Se tivesse outra profissão, a maioria dos padres e freiras já estaria aposentada. Encarregados de disseminar e manter a fé católica, os religiosos têm dificuldades para realizar seu trabalho porque muitos estão doentes e boa parte demonstram pouca disposição para se engajar em novas cruzadas.

OBS: Pouca disposição por falta de oração, de amor a Deus,...

14 - O crescimento da
s denominações pentecostais se deve, em grande parte: à insuficiente formação religiosa e catequética do povo católico; à ausência de senso crítico..

OBS: Sim, como expliquei acima na catequese. Na maioria está nas mãos de leigos mal preparados, e isso está gerando esta debandada...

15 - A mudança religiosa se deu principalmente entre pessoas divorciadas (52,2%) ou separadas judicialmente (35,5%). Isto leva a crer que se afastaram do Catolicismo por causa da Moral Católica que, por fidelidade ao Evangelho, não admite o divórcio..

OBS:> Falta de preparação doutrinária, desde as crianças, se formam casais longe do plano de Deus, por isso as separações. Tudo vem da má catequese... Tiraram o antigo catecismo, mas não seguem o novo. Cada diocese faz sua estrepolia e para isso o diabo trata de escolher e alimentar seus hereges criadores de catecismos e roteiros de catequese.

16 - Como ficar livre desse sistema religioso? Entendendo que, o verdadeiro sentido da religião é acolher, ajudar sem nenhum interesse material e econômico. Estar para reconstruir vidas e não catedrais. Estar para abolir a miséria e ajudar os pobres e não formar império financeiro.

OBS: Construir a morada no Céu. Pensar nisso, viver isso, sorver como ar, viver coma vida. Pensar no eterno e esquecer este mundo e seus bens. Eles são acréscimo aos que vivem a vida em Deus. Todos seriam ricos de bens se fossem antes ricos de Deus. A Igreja é para levar ao Céu não ao mundo. Se fizermos esta parte, a pobreza será erradicada.

Bem, há muitas coisas mais, este é um começo...

A bênção padre
Se puder comente...

Resposta dele: gostei de seus comentários...






Artigo Visto: 2532

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.201.004
Visitas Únicas Hoje: 278
Usuários Online: 32