recadosdoaarao



Diversos
Voltar




02/04/2007
Salvem os macacos


Notícias Urgentes - Salvem os macacos
02/04/2007 13:32:04
Notícias Urgentes - Salvem os macacos

Ativistas pedem direitos 'humanos' para primatas

BBCBrasil.com

Guarda legal por humanos seria forma de proteger primatas
Um movimento internacional para dar aos primatas direitos iguais aos garantidos a seres humanos está ganhando força.
Na Áustria, juízes estão decidindo se a britânica Paula Stibbe deve receber guarda legal sobre um chimpanzé chamado Hiasi, separado de sua família na África há 25 anos.

O abrigo para animais onde ele vive vai ser fechado e, para impedir que Hiasi seja vendido para um zoológico, Stibbe terá de persuadir o tribunal de que ele merece a mesma proteção garantida a uma criança.


Veja vídeo sobre o caso de Paula Stibbe


OS PRIMATAS E NÓS
Gorilas, bonobos, orangotangos e chimpanzés são grandes primatas
Os chimpanzés, por exemplo, se diferenciam dos humanos em apenas 1% do seu DNA e poderiam receber uma transfusão de sangue ou um rim de um ser humano
Todos os grandes primatas se reconhecem no espelho
Elefantes e golfinhos também têm essa capacidade
Grandes primatas podem aprender e usar a linguagem humana por meio de sinais e símbolos, mas não têm um aparato vocal que permita falar
Grandes primatas demonstram amor, medo, ansiedade e ciúme
Fonte: Ian Redmond, Charlotte Uhlenbroek

Ativistas pelos direitos dos animais tentam convencer parlamentares espanhóis a apoiar um princípio semelhante, defendido pela organização internacional The Great Ape Projet, ou Projeto Grandes Primatas.

Segundo a entidade, todos os primatas devem ter assegurados os seus direitos à vida e à liberdade, e devem ser protegidos contra a tortura.

Segundo Ian Redmond, representante do projeto da ONU Great Apes Survival, os ativistas podem usar a guarda legal de primatas como uma forma de resgatá-los dos maus-tratos.

"Parentes próximos"

Alguns primatas recebem proteção legal porque estão ameaçados de extinção. Leis que proíbem o comércio internacional desse tipo de animal são desrespeitadas na África e no Sudeste da Ásia, onde mães são mortas e seus filhos vendidos como animais de estimação, atrações de circo ou cobaias de laboratório.

O uso de primatas em testes de laboratório é proibido em grande parte da Europa, mas ainda é praticado nos Estados Unidos e Japão.

"Os primatas são especiais porque são parentes muito próximos de nós", diz Redmond. "Os chimpanzés e os bonobos são nossos parentes mais próximos ainda vivos. Se diferenciam de nós em apenas 1% do seu DNA."

"É tão próximo que nós poderíamos receber uma transfusão de sangue ou um rim deles. Gorilas são os próximos, depois os orangotangos", acrescenta.

"Mas existe um argumento cognitivo mais forte", diz Redmond. "Porque a inteligência dos primatas e sua capacidade de raciocínio exigem nosso respeito."

"Se você mostrar um espelho a um gibão a reação dele sugere que ele pensa que a imagem é de um outro gibão."

"Mas todos os grandes primatas passaram pelo teste do auto-reconhecimento no espelho e logo começam a olhar seus dentes e examinar partes do seu corpo que eles não conseguem ver sem um espelho. Essa consciência de si mesmos indica que eles sabem que existem", diz Redmond.

Laços de Família

Segundo a zoóloga Charlotte Uhlenbroek, os primatas também apresentam uma série de emoções humanas.

Eles têm média de vida semelhate à dos humanos e formam fortes laços familiares, que são mantidos durante toda a vida, de acordo com a zoóloga. Charlotte diz que eles deveriam receber proteção legal.

Mas nem todos estão de acordo. O professor de genética Steve Jones, da Universidade de Londres, disse que direitos humanos são um conceito que não pode ser aplicado a animais.

"Onde você pára? Me parece que ser humano é uma coisa única e não tem nada a ver com biologia", diz Jones. "Digamos que os primatas compartilhem 98% do DNA dos humanos e portanto devam ter 98% dos direitos garantidos aos homens. Bom, os ratos compartilham 90% do DNA humano. Será que deveriam ter 90% dos direitos dos homens?"

"Direitos e responsabilidades caminham juntos, e eu nunca vi um chimpanzé preso por roubar uma banana porque eles não têm um senso moral do que é certo e errado."

"Existe um argumento moral em relação ao bem-estar dos animais, mas não tem nada a ver com a ciência", conclui o geneticista.

=================================================================
OBS> É isso mesmo que o diabo quer: salvem os macacos, abortem os homens! Eles estão em perigo de extinção, e não os homens. Direitos "humanos" para os macacos sem alma, morte aos homens "desumanos"... Ai sim, pega bem, e se justifica: quem pensa deste modo já não tem alma como os macacos.

Isso, pensem nos macacos e esqueçam das almas...


Artigo Visto: 1519

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.200.900
Visitas Únicas Hoje: 174
Usuários Online: 38