recadosdoaarao



Evangelho
Voltar




06/01/2011
Homilia dominical


Evangelho - Homilia dominical
6/1/2011 20:43:18

Evangelho - Homilia dominical


 
Domingo da Epifania do Senhor
“98º Domingo no Exílio”
 
Ano “A”
 

 
                                                                                              Is 60, 1-6
                                                                                              Sl 71
                                                                          
;                   
Ef 3, 2-3. 5-6
                                                                                              Mt 2, 1-12
 
 
 
Domingo, 02 de Janeiro de 2011.
 
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!
 
Meus amados! A celebração de hoje, Epfania do Senhor - palavra grega que significa revelação, manifestação, apresentação –, conhecida também como Festa dos Reis, encerra o ciclo do Santo Natal. Na Igreja Oriental hoje é celebrado o Natal do Senhor, e nós, Ocidentais, em comunhão com os nossos irmãos do Oriente, celebramos a Epfania do Senhor - Manifestação do Menino Deus ao mundo. “... e adorá-lo-ão todos os reis, todas as nações o servirão” (Sl 71, 11). Pois a estrela que brilhou no céu de Belém guiou os reis até o Menino Deus, que se encontrava deitado na Manjedoura. “Porque nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos adorá-lo” (Mt 2, 2 b). Estas são as palavras dos reis a Herodes, que perguntou pelo Menino, com a intenção de matá-Lo, como fez com os Santos inocentes. Mas eis que, sabiamente, depois de Adorarem o Menino, eles voltaram para sua terra, por outro caminho. Amados, a luz de Deus já brilha em nossos corações! “E eles, tendo ouvido as palavras do rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que, chegando sobre (o lugar) onde estava o Menino, parou. E, entrando na casa, encontraram o Menino com Maria, sua mãe, e, prostraram-se, o adoraram; e, abrando seus tesouros, lhe ofereceram presentes (de) ouro, incenso e mirra” (Mt 2, 9. 11).
 
Sim, filhos! A luz de Deus também nos convida a nos levantarmos, a estarmos de pé, de prontidão, com nos diz o Profeta Isaias: “Levanta-te, recebe a luz, Jerusalém, porque chegou a tua luz, e a glória do Senhor nasceu sobre ti. Levanta em roda os olhos, e vê; todos esses se congregaram, vieram a ti...” (Is 60, 1. 4a). O Profeta, ao usar o verbo “levantar”, nos convida - assim como convidou o povo de Israel – a despertarmos do nosso sono espiritual, da “letargia”, da “tibieza”, da preguiça espiritual que adormece nossas almas e nossos corações. Este “sono espiritual” tira o vigor, e o desejo ardente de vivermos, fielmente, a vontade de Deus em nós! Sim, o Senhor nos convida a estarmos preparados, de pé, sempre firmes e na graça de Deus. Pois a Sua Luz veio habitar no meio de nos, veio iluminar as trevas do pecado que nos circunda, e nos chamar a conversão dos nossos corações, para Deus! Quotidianamente o Senhor Se manifesta a nós, com Sua Divina Misericórdia, nos convidando, por meio da Sua Santa Palavra, e dos Seus San
tos Mistérios a nos abeirarmos do Seu Coração, e experimentarmos a força do Seu Amor! “Levanta-te, Jerusalém...”, eis o convite do Senhor! Nós, amados, somos a Nova Jerusalém, a Igreja Redimida pelo Sangue do Crucificado, uma vez a nós ofertado, no Altar da Cruz, e permanecendo conosco no Altar do Sacrifício Quotidiano. É de Lá que mais fortemente brilha a Luz de Deus, que inunda o nosso ser, as nossas almas, e nos enche da Sua Divina Graça. “E as nações caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor da tua aurora” (Is 60, 3). Caminhamos iluminados pela Estrela de Belém, a exemplo dos reis que vão até a Manjedoura para Adorar o Rei dos reis e oferecer-Lhe seus presentes. Caminhemos alegres, como povo de Israel, repatriados, que voltaram do exílio, com cantos de alegria, pois a graça do Senhor é quem domina as Nações, e mais ainda os nossos corações!
 
Meus amados! Dobraram os joelhos, na presença do Senhor, os “reis magos”, que na verdade não eram “magos”, “bruxos”, e nem “feiticeiros”, mas sim, astrólogos, que estudavam os astros, as estrelas, os poderes cósmicos. E, mesmo sendo conhecedores dos astros, eles seguiram as Estrela de Belém, não pelo conhecimento de uma descoberta científica, mas pela graça de Deus, que os chamou ao Seu encontro. No entanto, os magos e são os que praticam a magia, a feitiçaria, a macumba, os despachos, a invocação dos mortos e tantas outras formas de ocultismo, onde, infelizmente, muitos Católicos costumam a eles se dirigir... As Sagradas Escrituras condenam essas práticas e, como sabemos, elas são abomináveis aos olhos do Senhor! Porque só ao Senhor devemos prestar culto e Adorar! Os povos de toda a terra – também os pagãos – virão ao Seu encontro e Lhe prestarão culto. Nós, hoje, somos convidados a seguir a Luz, que brilha em nossos corações, e, a exemplo dos reis do Oriente, dobrar nossos joelhos na presença do nosso único Deus e Senhor. Ele nos convida abandonar os ídolos do “poder”, do “ter”, do “prazer”, do hedonismo, das paixões da carne e do mundo, que nos seduzem os nos escravizam. De modo particular, vocês, jovens, estejam vigilantes, pois a todo o tempo vocês são tentados e atraídos pelas paixões da natureza, estimulados a viverem uma sexualidade desenfreada e desumana! Também são seduzidos pelo álcool e pelas drogas, que deseja vos afastar de Deus, destruir vossas vidas, e faz sofrer vossas famílias. Precisamos estar atentos, amados, lutar, e, com a graça de Deus, dar testemunho da nossa fé, mergulhando nossos corações na Luz que nos envolve. Esta Luz é a presença de Deus, vivo e verdadeiro, Ressuscitado para nos curar e nos salvar. Sim, para nos arrancar das trevas do pecado e da morte... “Porque eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti nascerá o Senhor, e a sua glória se verá em ti” (Is 60, 2).
 
 Sim, amados, o Senhor está vivo nos Santos Mistérios, na Sua Santa Palavra, nos Santos Sacramentos da Igreja, e, de modo particular no Santíssimo Sacramento, que permanece conosco no Silêncio e na solidão dos Sacrários. Mas quem é que vem até Ele, para Adorá-Lo? Não temos tempo, não é! Temos tempo para tudo, mas para estarmos na presença do Senhor... Hoje em dia, infelizmente, quase não se dobra mais os joelhos diante da Sua Majestosa presença, pois até estão arrancando os genuflexórios, dos bancos da Igreja! Pior, estão colocando o Senhor de lado, em “pequenos cubículos”, muitas vezes escuros, que chamam de Capela do Santíssimo. Enquanto sabem
os que, o lugar do Rei dos reis e Senhor dos senhores, é o centro, assim como Ele também deve ser o centro da nossa vida. Digo isso com muita dor no coração, mas a verdade é que nós colocamos Jesus de lado, nas nossas Igrejas, nas nossas Capelas... Pois, infelizmente, nos parece mais “cômodo”, não é!... Desta forma, estamos a um passo de afastá-Lo dos nossos corações, das nossas vidas. Amados! Que a exemplo da Sagrada Família de Nazaré e dos Santos reis dobremos nossos joelhos, e nossos corações, na presença do Senhor nosso Deus, e ofertemos nossos corações para que lá Ele reine e viva Eternamente. “Porque nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos adorá-lo. E, entrando na casa, encontraram o Menino com Maria, sua mãe, e, prostraram-se, o adoraram; e, abrando seus tesouros, lhe ofereceram presentes (de) ouro, incenso e mirra” (Mt 2, 2b. 11b).
 
Que a graça de Deus seja a fortaleza dos nossos corações... Amparados pelo Coração Imaculado, sigamos a luz da Estrela de Belém, pois ela nos leva a grande Luz e, enquanto peregrinamos, enfrentando as provações quotidianas, confiemos nossas vidas a Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe. Iluminados pela Palavra de Deus - Seu Santo Evangelho - sigamos os passos de Jesus, que são de renúncia, abnegação, sacrifício e entrega de nós mesmos a Deus e a nossos irmãos - a cada irmão que Ele nos confiou. Rezemos em família o Santo Rosário, escutemos e meditemos os Seus Santos Mistérios, para que Ele nos sustente com o Seu amor. O Seu Santíssimo Corpo que nos é oferecido é realmente comida; e o Seu Precioso Sangue derramado na Cruz, que nos é dado, é realmente bebida. Portanto, este Dom de Deus para nós não é um “símbolo”, nem “apenas significa” o Corpo e o Sangue de Jesus, como falam os nossos irmãos protestantes, mas verdadeiramente Isto é o Meu Corpo; e verdadeiramente Isto é o Meu Sangue, são estas as palavras de Jesus, que é a nossa fé! Que a graça do Altíssimo nos ajude a sermos fiéis, e nos leve a Adorarmos o nosso Deus, com todo o nosso coração, para que a Sua Misericórdia nos converta, e nos transforme no bem que Deus quer realizar em nós! E como nos diz o Apóstolo São Paulo: “Se é que tivestes conhecimento da concessão da graça de Deus, que me foi dada para vós” (Ef 3, 2). Interceda por nós, ó Santíssima Virgem Maria e cuidai dos nossos corações! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!
 
 
“Como o Seu amor Materno, a Rainha do Céu procura, de todos os modos, obter a vossa liberdade, a fim de que ganheis o Céu. Ela instrui-vos e lembra-te que também tu és Seu filho,    que pertence, pela graça, à família imperial dos Santos do Céu e que Ela Mesma te reservou, a ti, um trono entre os Santos”
 
A Verdadeira vida em Deus – Encontros com Jesus, vol. VIII pg. 166.
 
 
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!
 
Pela interseção da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, do Seu Castíssimo Esposo, São José, e São Miguel Arc’Anjo nosso protetor...
 
Abençoe-vos, Deus, Todo Poderoso,
 
Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Tarciso Alves Maia Júnior


Artigo Visto: 1444

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.198.706
Visitas Únicas Hoje: 280
Usuários Online: 68