recadosdoaarao



Evangelho
Voltar




18/11/2010
Homilia Dominical


Evangelho - Homilia Dominical
18/11/2010 15:47:57

Evangelho - Homilia Dominical


32º Domingo do Tempo Comum
Solenidade de Todos os Santos
“90º Domingo no Exílio”
Ano C 
   
Ap 7, 2-4. 9-14 / Sl 23/ 1 Jo 3, 1-3 / Mt 5, 1-12 
 
Domingo, 07 de Novembro de 2010.
 
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e Nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!
 
Amados! Neste 32º Domingo do Tempo Comum celebramos a Solenidade de Todos os Santos. Festa que une numa só Liturgia Celeste todos os Santos glorificados (os que estão junto de Deus); os Santos padecentes (as Santas almas do Purgatório) e nós militantes (os que ainda peregrinamos na busca da santidade...), no combate e na luta quotidiana, com o desejo de alcançar o Céu! Eis a comunhão dos Santos que nos fala a Santa Igreja; eis a festa dos Consagrados, pelo Santo Batismo, enxertados a Árvore da Vida – Cristo! A imagem do Apocalipse nos revela uma “multidão imensa, de todas as tribos e Nações”; todos os que foram selados, marcados e ungidos pelo Sangue do Cordeiro, os Bem-Aventurados, proclamados pelo Santo Evangelho... “Não façais mal a terra, nem ao mar, nem às árvores, até que assinalemos sobre a sua fronte os servos do nosso Deus” (Ap 7, 3). Eis o presente de amor que Deus nos oferece, amados, a filiação divina, a vida da graça, a Bem-Aventurança eterna... A verdadeira felicidade que experimentam os Bem-Aventurados, e que nós, um dia iremos participar... “Amém. Benção, e claridade, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e virtude, e fortaleza ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém” (Ap 7, 12).
 
            Filhos! São João, na sua carta, nos fala do Dom de Deus, do presente que recebemos das Mãos do Pai, de “sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!”, afirma o Apóstolo. Portanto, a filiação divina e a salvação, por excelência, é um Dom de Deus, e não um mérito humano. É uma graça, manifestada a nós, pelo Coração do Pai; graça manifestada a todos aqueles que O ama e que O obedece. Sim! Somos chamados a Santidade, a vencer o combate, e como nos diz o Apocalipse, somos convidados – ao professarmos nossa fé Católica – a “lavar e alvejar nossas roupas no Sangue do Cordeiro...” Sabemos que não é fácil, amados, mas é o desafio que assumimos ao professarmos nossa fé, nossa fidelidade a Deus e a Santa Igreja. Conseqüência de quem decide obedecer aos Mandamentos do Senhor; colocar em prática a Palavra de Deus e receber os Santos Sacramentos, de modo particular o Perdão (Confissão) e a Eucaristia (Corpo e Sangue do Senhor). Sejamos firmes e fiéis, pois sabemos que o Dom de Deus para nós é a Eternidade: o que significa míseros 70 (setenta), 80 (oitenta) ou 100 (cem) anos, diante da Eternidade, da Bem-Aventurança? Este é o prêmio dos eleitos, que permanecem fiéis, até o fim!... “Considerai que amor nos mostrou o Pai (em querer) que sejamos chamados filhos de Deus, e que o sejamos (na realidade). Caríssimos, agora somos filhos de Deus; mas não se manifestou ainda o que seremos (um dia)” (1 Jo 3, 1a. 2a).
 
Sim, amados! Estamos ainda no combate, na
luta, como bravos soldados de Cristo, mas não devemos nada temer! Seguirão dias sempre mais difíceis, de grandes provas, de muitas tribulações, mas essa é a vida do verdadeiro cristão, não é!... Temos a graça dos Sacramentos que nos dar força; temos a interseção dos Santos Padecentes e Glorificados; temos o Dom de Deus e o triunfo da caridade!... Se o mundo não nos aceita, saibamos que primeiro não acolheu o Filho de Deus; pelo contrário, O rejeitou e O crucificou. “Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conhece a ele” (1 Jo 3, 1c). É o combate da fé! É preciso abraçar com fidelidade as armas de que dispomos, e, como sabemos, as mais eficazes são Aquelas que nos oferecem a Santa Igreja: o silêncio, a oração (o Santo Rosário), o sacrifício (abnegação e oferta das nossas vidas a Deus), nosso amor e fidelidade!... Não nos preocupemos se nos caluniam, se nos perseguem... Uai, não perseguiram o nosso Mestre e Senhor! O mundo louva a mentira, e oprime aqueles que acreditam e desejam seguir a verdade. O mundo aprova leis injustas e matam os nossos inocentes, com o crime do aborto, e ainda desejam justificar tamanha injustiça e maldade, com a falácia da “falsa liberdade”... Quanta hipocrisia! Que Deus nos livre desse mal terrível; que o Senhor se compadeça da nossa Nação! Eis o preço do pecado; eis o tempo da grande prova e eis o tempo da purificação... Coragem! “Bem-Aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-Aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus, pois (também) assim perseguiram os profetas, que existiram antes de vós” (Mt 5, 10-12).
 
O modelo dos Bem-Aventurados é a Santíssima Mãe de Deus e nossa Mãe, a toda Santa e a toda Pura! Ela é a Rainha do Céu e de todos os Bem-Aventurados; Ela é a escada do Céu e, a cada degrau, a força da Sua Graça nos impulsiona para o Coração do Seu Filho, que é nosso Sumo Bem!  Que a Sua Maternidade nos ensine a trilhar o caminho dos Bem-Aventurados, a santidade que o nosso coração deseja, mas que nossa fraqueza tantas vezes nos impede de alcançar. Que o Seu Santo Rosário seja a corrente que nos prende ao Coração de Deus, e a força dos Mistérios que contemplamos o Alimento que revigora nossa força, e nos mantém de pé, na batalha! Que pela Sua poderosa interseção não nos falte o Alimento Sagrado, o Maná Celeste, que todos os dias temos a graça de Imolar no Altar do Sacrifício da Santa Missa! Alegria para os nossos corações que anseiam beber da fonte da Vida Eterna, que os Santos Sacramentos nos oferecem. Eis o Sol que fará brilhar, aqui, e na Eternidade, os nossos corações!... Que a nossa Mãezinha nos ensine a sermos gratos por tão grande Dom! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e Nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!
 
 
“Quer celebres ou assistas à Missa, esse sacrifício deve parecer-te tão grande, tão novo e suave como se, nesse dia, Cristo, pela primeira vez, descendo no seio da Virgem, se fizesse homem e, pendente da Cruz padecesse e morresse pela salvação dos homens”
 
(Imitação de Cristo, pg. 428). 
   
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!
&n
bsp;
Pela intercessão da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, do Seu Castíssimo Esposo, São José, e São Miguel Arc’Anjo nosso protetor...
 
Abençoe-vos, Deus, Todo Poderoso,
 
Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Tarciso Alves Maia Júnior


Artigo Visto: 1798

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.199.118
Visitas Únicas Hoje: 348
Usuários Online: 66