recadosdoaarao



Evangelho
Voltar




30/08/2010
Homilia Dominical [2]


Evangelho - Homilia Dominical [2]
30/8/2010 19:08:52

Evangelho - Homilia Dominical [2]


17º Domingo do Tempo Comum
 
“75º Domingo no Exílio”
 
Ano C 



Gn 18, 20-32 / Sl 137 / Cl 2, 12-14 / Lc 11, 1-13 
   
Domingo, 25 de Julho de 2010.
 
                Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e Nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!
 
            Meus amados! Neste 17º Domingo do Tempo Comum, o Senhor nos convida - como Pai Misericordioso - a abrir a porta dos nossos corações, para escutarmos o apelo de conversão, que Ele nos faz quotidianamente!... Pois Ele, o Senhor, é sensível aos nossos apelos, súplicas e interseções!... Sim, Deus tem o Ouvido bem perto dos nossos corações, para mendigar nossas orações... É o que vemos na liturgia de hoje! Vemos manifestar a grandeza e o poder da oração, de interseção, e o quanto devemos praticá-la, para o bem das nossas almas, para a nossa salvação e para a salvação dos nossos irmãos. Pois através da interseção Deus age, em nós, nos converte e nos salva!... Abraão é o exemplo para nós, de intercessor fiel! Insiste, com sua súplica, para que a cidade de Sodoma seja poupada da destruição iminente. E Deus escuta o apelo de Abraão, mas não encontra sequer um justo, para evitar a destruição da cidade, e do povo que ele criou, por amor, mas que se afastou do Seu coração. Parece até com os dias de hoje, não é!... Aliás, os nossos dias são piores que os tempos de Sodoma, pois a impiedade e depravação chegaram ao cúmulo. O Cálice da ira de Deus transborda pela imoralidade extrema, pela impiedade, pelos crimes: pois milhões de crianças inocentes são assassinadas, diariamente, sufocadas nos seios maternos... Elas gritam no silêncio da sua dor!... Um horror! Assassinos cruéis, os médicos e tantos outros que praticam esse crime hediondo! E muitos outros crimes que clamam os Céus!...  Disse, pois, o Senhor: O clamor de Sodoma e de Gomorra aumentou, e o seu pecado agravou-se extraordinariamente. Descerei, e verei se as suas obras correspondem ao clamor que chegou até mim, ou, se assim não é, para o saber. E, aproximando-se (dele) disse: Perderás tu o justo como o ímpio? Se houver cinqüenta justos na cidade, perecerão todos juntos? E não perdoarás aquele lugar por causa dos cinqüenta justos, se ai os houver? Eu te conjuro, Senhor, continuou Abraão, não te enfades, se eu te falar ainda uma vez: Que será, se lá forem achados dez justos? E (o Senhor) disse: não destruirei, por amor dos dez” (Gn 18, 20-21. 23-24. 32).
 
            Queridos! Os nossos tempos são difíceis, são maus, mas o Senhor convida a nos aproximarmos do Seu Coração, para bebermos da fonte da graça!  E nos ensina que devemos insistir com nossas súplicas e orações de interseção, pois o mundo precisa ser purificado e transfigurado pelo amor de Deus. Comecemos pelos nossos corações, que tantas vezes se afastaram da graça, da oração... Pois, infelizmente, não temos tempo para oração, para rezar em família, para pedirmos pelos nossos familiares, pela nossa conversão. Meus amados filhos! Faz-se urgente a oração em família, o Santo Rosário, pois sabemos que o Santo Rosário a arma mais poderosa para os tempos de hoje! Esta humilde oração amolece o Coração de Deus, pela poderosa interseção da nossa Mãezinha... Ele - o Santo Rosário - com o seu poder Misterioso toca o Coração do Altíssimo, e é a sinfonia que abala os infernos!... Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso Ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, ago
ra e na hora de nossa morte. Amém!
É mais poderosa que a súplica de Abraão, pois a Virgem Santíssima é a Mãe do Verbo, feito Homem, e nossa Mãe, que constantemente roga a Deus, intervindo em nosso favor! Usemos amados, constantemente dessa poderosíssima arma que o Céu nos dispõe, por meio da Santa Mãe Igreja. Pois o poder dessas preces, dirigidas ao Céu, com o coração, só é menor que o Próprio Deus feito Homem, nos Mistérios do Santíssimo Sacramento do Altar. Por isso, segundo a Visão de Dom Bosco, a Virgem Maria (o Santo Rosário) e Jesus Sacramentado (a Eucaristia), são as Duas colunas que aportam a Barca di Pedro (a Santa Igreja)...  Sim, filhos, n’Ela devem descansar os nossos corações, em súplica... “E eu digo-vos: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede, recebe; o que busca, encontra; e ao que bate, se lhe abrirá. Se, pois, vós, sendo maus, sabei dar boas dádivas a vossos filhos; quanto mais o vosso Pai celestial dará espírito bom aos que lho pedirem” (Lc 11, 9-10. 13). Jesus volve o Seu Coração Misericordioso para nós!... Aliás, Ele nos dá o Seu Coração, ao Se fazer Alimento par curar nossas fraquezas! Com a força do Céu!...
 
            Sim, amados! E o Senhor nos ensina a rezar... A suplicar a Sua graça, a Sua fortaleza... Quando reza: “Pai, santificado seja o Teu nome...” Essa é a oração por excelência, que clama os céus pelas nossas necessidades espirituais e corporais, suplicando a intervenção do Alto sobre nós, seus filhos! Para que a Sua Santa Vontade seja realizada em nossas vidas, assim como é plenamente realizada no Céu! E como precisamos filhos, da graça do Céu, para que sejamos curados da nossa soberba e ato suficiência, quando tantas vezes decidimos nos divorciar de Deus, achando que podemos e sabemos caminhar sozinhos... Sim, Pai, Paizinho... “E perdoa-nos os nossos pecados, pois que também nós perdoamos a toso o nosso devedor. E não nos deixeis cair em tentação” (Lc 11, 4).  Ao sermos alcançados pela Misericórdia de Deus, precisamos amolecer os nossos corações e perdoarmos os nossos irmãos, como também pedir perdão por todas as faltas que cometemos. Supliquemos o perdão de Deus – pois Ele não nos negará – e abracemos com fidelidade, o convite que hoje nos é feito, para nos reconciliarmos com os nossos irmãos! E nos Alimentamos com o Maná do Céu, pois a Carne e o Sangue do Crucificado é o Remédio que cura nossas almas, e nos abre o caminho para o Paraíso. Batamos a porta do Coração de Jesus, arrependidos das nossas faltas, pelo Sacramento da Penitência, da Reconciliação, da Confissão, e ele nos abraçará com o Amor de Pai! Por acaso Ele nos dará “um escorpião, ou uma pedra”? Não!  Ele nos dará o Céu, pois foi para o Céu que Deus nos criou, com muito amor!... Mas é preciso que insistamos, com humildade, e apresentemos nossos corações, para serem curados e purificados pela graça do Seu Santo Espírito... “Se, pois, vós, sendo maus, sabei dar boas dádivas a vossos filhos; quanto mais o vosso Pai celestial dará espírito bom aos que lho pedirem” (Lc 11, 13).
 
            Enquanto trilhamos este deserto, supliquemos a graça do Céu, que os Santos Sacramentos nos oferecem. Iluminados pela Palavra de Deus; com os corações purificados e Alimentados pelo Maná Celeste (a Santa Eucaristia), nos esforcemos para seguir o caminho da Santidade, pois esta é a nossa vocação! Afastemos-nos do pecado, amados
filhos, e abracemos a graça de Deus, como força para a nossa luta... Sim! Bem unidos a Arca da Nova Aliança – o Coração da Virgem Maria – sigamos firmes, pois estamos seguros nesse Refúgio que o Céu preparou para nós! Oh, Virgem Santíssima, conduzi a Vossa Igreja, conduzi os Vossos filhos, pois a Vós - como Abraão – suplicamos... Não nos abandoneis em nossas necessidades! Sim, Mãe, nós Vos pedimos... Pois recorremos a Vossa materna intercessão, escutai-nos! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!
 
 
“Fica aqui junto de Mim, porque o meu Sacrário, que é a minha habitação, pode ser para ti o refúgio de todas as tuas dores e alegrias, de todas as tuas preocupações, problemas e misérias”
 
(Sacrário – Encontros com Jesus, pag. 52). 
  
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!
 
Pela intercessão da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, do Seu Castíssimo Esposo, São José, e São Miguel Arc’Anjo nosso protetor...
 
Abençoe-vos, Deus, Todo Poderoso,
 
Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Tarciso Alves Maia Júnior
           
 
 
16º Domingo do Tempo Comum
 
“74º Domingo no Exílio”
 
Ano C 
Gn 18, 1-10a / Sl 14 / Cl 1, 24-28 / Lc 10, 38-42 
  
Domingo, 18 de Julho de 2010.
 
                Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e Nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!
 
            Queridos irmãos! Neste 16º Domingo do Tempo Comum, somos convidados pelo Senhor a virmos permanecer na Sua Santa presença, e nos prostrarmos para escutar o Seu Coração. Tendo como exemplo, Maria, a irmã de Marta e Lázaro, que “escolheu a melhor parte”: está aos pés de Jesus e escutá-Lo. Sim! Pois Ele é o Verbo Eterno de Deus, manifestado aos homens... Ele rompeu o véu do Templo, prefigurado no AT, e desceu até nós, para estar conosco, para nos alimentar com a Sua Santa Palavra e nos sustentar com o Seu Sacratíssimo Corpo e Preciosíssimo Sangue. Não há Deus como o nosso Deus, que se fez tão próximo de nós, para estar conosco, assumindo nossa carne (fraqueza) e nos Redimindo... Assim como Ele apareceu a Abraão e lhe transmitiu a boa notícia, revelando Sua Onipotência e manifestando Sua benevolência, hoje Ele vem ao nosso encontro, para nos formar e nos conduzir em Seus caminhos!... Maria, irmã de Lázaro, fez essa experiência amorosa, ao lançar-se aos pés de Jesus, para escutá-Lo, deixando inquieto o coração de sua irmã, Marta!... Sim! Como Maria, devemos acolher a alegria do Céu, com o coração despojado, e desejoso aprender de Deus, pois o Seu Coração está sempre disposto a nos formar no Amor e na santidade! Pois o Verdadeiro amor se dispõe a caminhar conosco, e a continuar nos ensinando as maravilhas do Céu! “E disse: Senhor, se achei graça diante de teus olhos, não passes (sem parar junto do) teu servo. Mas eu trarei um pouco de água, e lavai os vossos pés, e descansai debaixo desta árvore. E vos servirei um pedaço de pão, e refazei as vossas forças, e depois continuar
eis o vosso caminho; porque para isso viestes para o vosso servo. E eles responderam: Faze como disseste” (Gn 18, 3-5).

 
            Amados! Vivemos um tempo em que tudo nos absorve, como muita facilidade, e então perdemos muitas vezes - com muita facilidade -, o referencial que deve nortear nossa vida, nossa conduta, nossa missão de consagrados! E, estar aos pés de Jesus – como fez Maria – é o caminho mais curto e mais seguro que somos chamados, em nossa fraqueza, percorrer... Não porque não tenhamos o que fazer, mas para que, o que fizermos, façamos segundo a vontade e o Coração de Deus. Sempre iluminado pela Sua Santa Presença, em nossas vidas, pois ‘sem Ele nada podemos fazer!’ Nos preocupamos com tantas coisas, e esquecemos-nos de aprender d’Aquele que tem tanto (tudo) a nos ensinar! E não nos iludamos!... Achar que agradamos o Senhor com o nosso ativismo, com o nosso tempo preenchido com tantos ‘por menores!’ Mas claro que devemos fazer o que deve ser feito!... Pois não podemos nos omitir dos nossos deveres, das nossas responsabilidades, cada um no estado em que Deus o chamou! De modo particular, nós consagrados: Sacerdotes, Religiosos (as), como, também, todo Batizado, pois o Santo Batismo é a primeira Consagração a Deus de nós mesmos, para que Deus, em nós, tudo realize... Por isso se faz necessário ir ao encontro do Senhor, ouvir Sua Santa Palavra e deixar-se guiar pela luz do Seu Coração; Adorar Sua Sagrada Presença no Santíssimo Sacramento, e d’Ele aprender caminhar, fortalecidos pelo Amor que Ele nos comunica. Alimentando-nos destes Mistérios, e nos deixando transfigurar pelo Seu Santíssimo Corpo e Seu Preciosissímo Sangue, que nos é dado no Altar!... Que esta seja a nossa oração está aos pés de Jesus, Alimentarmo-nos da Sua Santa Presença e nos deixarmos conduzir pelo Seu Amor!... “E o Senhor respondendo, disse-lhe: Marta, Marta, tu afadigas-te e andas inquieta com muitas coisas. Entretanto uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada” (Lc 10, 41-42).
 
            Amados! Neste mundo capitalista e consumista, onde o poder, o ter e o prazer são os ídolos, mais adorados, somos chamados a sermos sinais, “sal da terra e luz do mundo”, como nos diz Jesus... Sabemos que fazer essa opção é remar conta a maré, mas isso não é novidade, pois no cristianismo sempre foi assim: remar contra a maré, mesmo! Uma vez que assumimos nossa fé Católica, devemos lutar por aquilo que acreditamos!... E nunca se fez tão necessário cultivar a fidelidade a nossa fé, como nos tempos de hoje, onde a apostasia é generalizada e o homem se eleva como Deus, como prega o gnosticismo moderno. Sim, o homem se afasta de Deus e age como se fosse Deus, com os dizeres da nova era deísta e maçônica: eu quero, eu posso, eu faço! Então ficam estas questões: a quem nós servimos? Que fé nós professamos? Pois o Credo que professamos, no culto Dominical, exige de nós coerência, da fé a qual fomos Batizados. Na Santa Igreja que o Senhor instituiu e Redimiu como Seu próprio Sangue, ao ser elevado no Patíbulo da Cruz! “... seu corpo (místico) que é a Igreja; da qual eu fui constituído ministro, segundo o encargo que Deus me deu junto de vós, a fim de que eu cumpra a palavra de Deus, (anunciando-vos) o mistério que foi escondido aos séculos e às gerações (passadas) e que agora foi descoberto aos seus santos” (Cl 1, 25-26). Sim, filhos!... O Senhor nos convida, insistentemente, a buscarmos força, pois sem a graça
de Deus vacilamos e caímos! E quem nos levantará?... Os Santos Sacramentos, pois Eles são a Âncora que nos salvará, para não perecermos no meio de tanto pecado e indiferença: relativismo, ateísmo, misticismo, hedonismo, permissivismo, idolatria do corpo e do dinheiro, indiferentismo e tantos outros males que assola a humanidade, nestes tempos modernos!...
 
            Que o Santo Rosário seja a oração que embale nossa peregrinação, pois confiamos na poderosa interseção da Santa Mãe de Deus e nossa Mãe. Uma vez que Ela nos convida a estarmos ao pé d Vosso Filho, como tantas vezes Ela esteve - com certeza - aprendendo do Seu Coração, a fidelidade e o Amor... Virtudes que Ela cultivou em toda a Sua vida; desde o Seu “Sim”, até o Calvário, onde estava de pé, contemplando a salvação que pendia do Madeiro da Cruz, a Árvore da Vida! Dá-nos, Mãezinha, aprender de Vós, e morarmos na casa do Vosso Coração, para que sigamos - a Seu exemplo - as pegadas do Vosso Amado Filho... “Senhor, quem morará em vossa casa?” (Sl 14). Ajudai-nos, com Vossa graça, a sermos fiéis! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve!
 
 
“E o Senhor respondendo, disse-lhe: Marta, Marta, tu afadigas-te e andas inquieta com muitas coisas. Entretanto uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”
 
(Lc 10, 41-42).
 
 
Pela intercessão da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, do Seu Castíssimo Esposo, São José, e São Miguel Arc’Anjo nosso protetor...
 
Abençoe-vos, Deus, Todo Poderoso,
 
Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Tarciso Alves Maia Júnior
           




Artigo Visto: 1981

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.200.950
Visitas Únicas Hoje: 224
Usuários Online: 58