recadosdoaarao



Evangelho
Voltar




16/06/2010
Pentecostes


Evangelho - Pentecostes
16/6/2010 16:49:47

Evangelho - Pentecostes


  8º  Domingo do Tempo Comum
Solenidade de Pentecostes 

“66º Domingo no Exílio” 

Ano C
"É  
 At, 2, 1-11 / Sl 103 / 1 Cor 12, 3b-7. 12-13  / Sequência Jo 20, 19-23 

Domingo, 30 de Maio de 2010. 

     Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para Sempre seja louvado e nossa Mãe Maria Santíssima. Salve! 

     Meus amados! Hoje celebramos a Solenidade de Pentecostes – cinqüenta dias depois da Ressurreição de Jesus. E, com Ele, o nascimento da Igreja, embora – como nos fala o Santo Evangelho de hoje – o Espírito Santo já era presença viva na Igreja, na vida da comunidade Apostólica... Estavam todos reunidos no Cenáculo, quando o grande Pentecostes aconteceu, enchendo o ambiente (a casa) onde eles estavam com força e poder do Alto... É importante frisarmos que eles estavam reunidos em oração, não apenas reunidos para um encontro fraterno e social, mas em plena comunhão de coração, em oração. Sim, com Aquele que Ressuscitou Jesus dos mortos e, que agora recebem, em forma de línguas de fogo, em abundância!... “E quando se completaram os dias de Pentecostes, estavam todos juntos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um estrondo, como de vento que soprava impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados” (At 2, 1-2). Filhinhos! O poder e o amor de Deus são manifestados, nos corações orantes, para que estes sejam instrumentos e sinais da Sua presença santificadora. E “todos ficaram cheios do Espírito santo”... Sim, encheram seus corações com a alegria e a coragem, que só o Amor de Deus em plenitude pode nos revelar. 

     Queridos! Não foi só a Igreja Primitiva que teve a graça e a Assistência do Céu, mas todo aquele que se abre ao poder do Espírito, Ele faz morada, e assim podemos ver se realizarem as maravilhas de Deus. Cada um de vocês, cada um de nós que veio a Santa Missa, foi tocado e chamado pra viver este momento, essa experiência de oração e de comunhão com o Senhor. E ele nos convida, pela força do seu Espírito, que age em nós, a seguirmos, com fidelidade, o nosso compromisso de batizados. Pois somos consagrados e separados para Deus, a Ele pertencemos, somos obra da Sua Mão, criados e moldados a Sua Imagem e semelhança, como nos diz o Livro do Gênesis. Portanto, ser imagem de Deus é ser como Deus é: Santo!... Essa é a luta a qual somos chamados a viver, quotidianamente, e perseverar, sem desanimar, pois temos a graça e a assistência d’Aquele que tudo pode fazer em nós!... “E foram todos cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em várias línguas, conforme o Espírito Santo concedia que falassem” (At 2, 4). A Igreja é modelada pelo sopro e pelo poder de Deus, e cada coração a Ele oferecido é santificado e purificado por esta Santa presença, que o ilumina e o guia! Foi Ele que aos primeiros cristãos deu a Fortaleza e a coragem de anunciar, com alegria, o Cristo Crucificado-Ressuscitado. E é Ele que, ainda hoje, suscita Apóstolos e Missionários dos nossos tempos (tempos modernos) para serem Suas testemunhas, proclamando, com suas vidas as verdades da salvação! Esta é a igreja animada pelo Espírito Santo! 

     Amados! Os dons e os carismas são a manifestação do Amor de Deus pela Sua Igreja, pelos seus filhos!... Igreja que nasce do Lado Abe
rto de Jesus, pendente da Cruz... Igreja que é alicerçada na fé dos Apóstolos, e no Sangue dos Mártires... Igreja que recebeu de Jesus o mandato: “Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (MT 28, 19), e que, pela força da graça, testemunha o Amor e a Misericórdia do Senhor, a todas as nações da terra... É aos membros deste Corpo Místico de Cristo, que é derramado, em abundância, os dons e os carismas, para a edificação e a santificação de todo o Corpo, o qual Cristo é a Cabeça. É essa mesma Igreja, reunida a portas fechadas - com medo dos Judeus, segundo São João – que recebe do Senhor Jesus, ao por-Se no meio deles, o Dom da paz!... Paz que só Jesus pode nos dá, e ninguém mais! Não é a falsa paz que o mundo proclama e diz oferecer, mas que na verdade é a penas um ‘anestésico’, ‘paliativo’, com o intuito de nos “deformar” e nos mergulhar nas trevas, com sua doutrina de perdição... A verdadeira paz, filhos, é esta que sai do Coração de Jesus, toca os nossos corações e nos converte. A verdadeira paz é esta que é sopro do Espírito Santo, sobre a comunidade reunida - sobre os Apóstolos - lhes dando o poder de perdoar pecados, Sacramento da Misericórdia do Pai, para a Igreja... Graça para os nossos corações, necessitados do Perdão e do Amor do Céu! “...veio Jesus, e pôs-se no meio deles, e disse-lhes: A paz seja convosco... E ele disse-lhes novamente: A paz seja convosco. Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. Tendo dito estas palavras, soprou sobre eles o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 19b. 21-23).  

     Caríssimos filhos! O Espírito Santo é a Vida da Igreja! Esta Vida Divina Ele nos comunica manifestando os Seus Dons aos nossos corações... Dando-nos Sabedoria para conhecermos a vontade de Deus, e abraçá-La com fidelidade; comunicando-nos o Dom da Ciência e da Fortaleza, para discernirmos e decidirmos pelo Senhor, com coragem e alegria!... Sim, que os nossos corações inundados pela graça dos Seus Sete Dons e pelos frutos que colhemos ao deixarmos Deus agir em nós, realizem em nossa fraqueza os Seus Santos desígnios. Abraçados ao Santo Rosário da nossa Queridíssima Mãe, sigamos iluminados por estes Santos Mistérios, que o Coração da Virgem Maria nos oferece: A Carne e o Sangue Santíssimos do Seu Divino Filho, Nosso Senhor. Ela que é Cheia de Graça, cheia do Espírito Santo de Deus, nunca nos deixe faltar à alegria em nossos corações, e sempre nos assista com Este Alimento Sagrado!... “Espírito de Deus, envia dos Céus um raio de luz! Enchei, luz bendita, chama que crepita, o íntimo de nós! Daí a vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons. Daí em prêmio ao forte uma santa morte, alegria eterna. Amém” (Seqüência). Mãe de Misericórdia, alegria das nossas almas, estreite-nos ao Vosso Materno Coração, para que nunca nos afastemos do caminho que nos leva a salvação, ao Paraíso que o Vosso Coração prepara para nós!... Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado e Nossa Mãe Maria Santíssima. Salve! 
 
    “Não estás no Céu, mas pode encontrar-Me aqui, tão realmente, com se lá estivesses. Não Me vês, é verdade, mas, se Me amas verdadeiramente, correrás pra junto de Mim, sedenta (alma) de Minha companhia”  














              (Sacrário, Encontros com Jesus, Pg. 13) 
               
               
 Pela intercessão da Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, do Seu Castíssimo Esposo, São José, e São Miguel Arc’Anjo nosso protetor... 

Abençoe-vos, Deus, Todo Poderoso, 

Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Tarciso Alves Maia Júnior.



Artigo Visto: 1620

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.200.917
Visitas Únicas Hoje: 191
Usuários Online: 36