recadosdoaarao



Igreja
Voltar




22/03/2017
Burke falou
“Quando o pastor se torna lobo, o primeiro dever do rebanho é se defender”...


Cardeal Raymond Burke: “Quando o pastor se torna lobo, o primeiro dever do rebanho é se defender”.

Cardeal Burke exalta santo que condenou bispo herético. 

Por George Goss, 17 de fevereiro de 2017 – National Catholic Reporter | Tradução: FratresInUnum.com:  Como parte de sua visita à região metropolitana de Kansas City, o cardeal Raymond Burke celebrou, no dia 9 de fevereiro, uma missa pontifical no rito tradicional para uma congregação de cerca de 400 pessoas, incluindo famílias numerosas, frades Agostinianos, 15 sacerdotes – inclusive um protopresbítero Copta –  e membros da tradicionalista Fraternidade São Pio X.

Para a realização do evento foi necessário a remoção temporária do altar-mesa da paróquia de St. Mary-St Anthony, a fim de que os participantes pudessem ter uma visão do altar-mor sem nenhum obstáculo.

burke Photo-6284 crop for web

Fiel beija o anel do Cardeal Raymond Burke, enquanto ele distribuía cumprimentos fora da Paróquia de St. Mary-St. Anthony em Kansas City, após a missa de 9 de fevereiro (NCR photo/George Goss)

A celebração marcou a festa de São Cirilo de Alexandria, o santo do dia segundo o calendário litúrgico pré-Vaticano II, e Burke aproveitou a oportunidade para exaltar a virtude heróica do santo na defesa da fé contra o conselho de “muitos dos seus colegas bispos que o instaram a permanecer em silêncio, de modo a manter uma fachada de unidade na Igreja“.

Burke disse que, diante da falsidade – mesmo daqueles em elevada posição eclesial – a resposta necessária de “São Cirilo e de todos os fiéis em cada tempo e lugar” é resistir.

Burke na maior parte do tempo leu um sermão de várias páginas, baseado fortemente em citações de uma fonte do século XIX: Dom Prosper Guéranger, um beneditino francês e purista litúrgico que restabeleceu a Regra Beneditina depois de ela ter sido praticamente aniquilada em sua terra natal após a Revolução Francesa.

Quando o pastor se torna um lobo, o primeiro dever do rebanho é se defender“, disse Burke, citando Dom Gueranger. “A traição como a de Nestório é rara na Igreja, mas pode acontecer que alguns pastores resolvam manter silêncio por uma razão ou outra em circunstâncias em que a própria religião está em jogo“.

Nestório, arcebispo de Constantinopla, recusou-se a usar o termo “Mãe de Deus” ao se referir à Virgem Maria. No ano 431, São Cirilo levou o Primeiro Concílio de Éfeso a condenar Nestório como um herege e removê-lo à força de sua sede.

São Cirilo teve que ter a honestidade e a coragem para combater uma falsidade, ainda que ela fosse propagada por um colega bispo apoiado por outros bispos e ainda tolerada em silêncio por outros“, disse Burke.

Graças a Deus pela sua honestidade e coragem, que foram os instrumentos pelos quais nos foi transmitida a fé verdadeira e salvífica“.

Na conclusão de sua homilia, Burke seguiu com várias orações, incluindo esta: “Rezemos hoje pelos nossos pastores, pelo Santo Padre e pelos bispos, para que tenham a sabedoria e a coragem de defender a fé em todos os tempos, para que o rebanho possa permanecer um com Cristo e assim obter a salvação eterna“.

Além da oração, Burke não fez referência direta a nenhum bispo atual ou qualquer controvérsia atual na igreja, mas isso não impediu alguns na congregação de fazê-lo.

Louis Tofari, da São Vicente de Paulo, uma igreja da Fraternidade São Pio X, disse que percebeu uma semelhança entre a incomum posição de São Cirilo ao confrontar  Nestório e a situação em que se encontra o próprio Burke diante do Papa Francisco e a Santa Sé.

Fiquei muito impressionado com a semelhança, à luz do que o Cardeal Burke está tendo que suportar nas mãos do Santo Padre e ter que defender um princípio muito básico da moralidade católica e do sacramento do matrimônio com toda esta questão do dubia“, disse Tofari. (Dubia são as questões formais que Burke e outros três cardeais submeteram a Francisco, pedindo-lhe que esclarecesse seus ensinamentos na exortação apostólica Amoris Laetitia) “Como São Cirilo, ele está tentando defender a fé, mas foi excluído de qualquer posição influente em Roma“.

Além de São Cirilo, Burke também mencionou Santo Atanásio como defensor da fé contra a heresia do arianismo, que negava que Jesus era consubstancial a Deus Pai.

São Atanásio é altamente reverenciado pela Fraternidade São Pio X, e um outro paroquiano de São Vicente de Paulo constatou um paralelo aí também:

Burke poderia muito bem ser o próximo Santo Atanásio“, disse Becky Gilligan. “Eu certamente espero que ele seja uma ponte para todos nós“.

+++++++++

OBS > Muitas têm nos perguntado se o Cardeal Burke e seus três colegas, que enfrentaram de peito aberto esta questão dos, “dúbia”, se eles terão coragem de emitir um documento formal acusando Francis de heresia. Embora não sejam apenas quatro eminentes e valentes hierarcas que condenaram a carta “amoris laetitia” em especial em seu capítulo 8º, eu penso que já não há necessidade de fazer isso – embora ainda o possam fazer e até deveriam – porque a situação se tornou óbvia, cristalina e irrefutável: este documento insano é sim herético, porque vai contra as Sagradas Escrituras e os ensinamentos de Jesus quanto ao adultério, e vai contra o ensinamento perene da Santa Igreja Católica, cuja doutrina Santa impede que adúlteros se aproximem da mesa da Sagrada Comunhão.

E isso sem admitir quaisquer exceções, no caso em que os pares em segunda união mantenham relações sexuais, fora de um Matrimônio Sagrado. Embora a carta não abra isso com verbo claro, verdade é que abre um rombo na cerca, por onde podem agora passar, não somente os casais em segunda união – maus católicos porque católicos de fato, mesmo tendo aberta a porta não passarão por ela por saberem que é pecado – mas também para todos os pecadores, porque quem aprova um pecado mortal, não tem mais moral nem “direito” de cercar todos os outros. E isso já está acontecendo, porque em Malta, na Alemanha e nas Filipinas, já se abriu a porta para todos os divorciados em segunda união, e até para todos os pecadores, não importa o que tenham cometido. Eis o caos em andamento!

Assim, a negar-se a defender a Doutrina de sempre – ou a declarar-se um herege público e contumaz – Francis (até este meio nome parece conspurcar o nome de São Francisco) – na realidade ele se faz herege público e contumaz, porque se nega a cumprir o que a Igreja determina: como guardião da fé e da moral católica o Papa é obrigado a dirimir quaisquer dúvidas que possam surgir, para evitar que os fiéis caiam no erro. Ao negar-se a cumprir esta regra, ele se declara contra o Papa, e para isso só tem um nome: antipapa!

E os que ainda assim duvidam que ele é exatamente isto, que aguardem um pouquinho mais: logo estarão todos mergulhados, com ele, na abominação da desolação predita por Daniel e confirmada por Jesus no capítulo 24 do Evangelho de Mateus. Olhos que não vêm ouvidos que não ouvem, bem alertou o profeta. Tempos difíceis os nossos e ainda bem que Deus Misericordioso os está encurtando, ou morreríamos todos. (Aarão)


Artigo Visto: 2313

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.200.227
Visitas Únicas Hoje: 199
Usuários Online: 20