recadosdoaarao



O Papa
Voltar




16/01/2008
Calam sua voz


O Papa - Calam sua voz
16/01/2008 11:17:06

O Papa - Calam sua voz


CALAM SUA VOZ



Papa cancela visita a universidade de Roma após protestos

15.01.2008 - Foi anulada a visita do papa Bento XVI à Universidade La Sapienza de Roma, programada para a próxima quinta-feira, por ocasião da inauguração do ano acadêmico, e que motivou uma onda de protestos de professores e estudantes, informou hoje o Vaticano em nota oficial.



"Devido ao caso bem conhecido em relação à visita do Santo Padre à Universidade La Sapienza, que, a convite do Reitor Magnífico, seria realizada em 17 de janeiro, considerou-se oportuno adiar o evento. O Santo Padre enviará, de todos os modos, o discurso previsto", afirmou o escritório da imprensa da Santa Sé.



Um grupo de 67 professores tinha pedido a anulação da visita por considerar o Papa um "obscurantista" e por "ter dito, em 1990, que o processo da Igreja contra Galileu tinha sido razoável e justo".



Grupos de estudantes tinham convocado manifestações de protestos para a próxima quinta-feira. O Papa se limitará a enviar o texto do discurso que havia programado pronunciar em uma das universidades mais antigas do velho continente.



Trata-se da primeira vez que, durante seu pontificado, iniciado em 2005, Bento XVI se vê obrigado a desistir de participar em um ato público pelos protestos e polêmicas que suscita.



Fonte: Terra notícias

==========

Em compensação...



Matemático judeu: Ratzinger defendeu Galileu na Universidade «La Sapienza»

Artigo de Giorgio Israel em «L’Osservatore Romano»

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 15 de janeiro de 2007 (ZENIT.org).- Diante dos protestos de professores e estudantes contra a visita de Bento XVI à universidade «La Sapienza», em que o Papa foi acusado de ser inimigo de Galileu, um matemático de origem judaica recordou que o próprio Joseph Ratzinger pronunciou nessa universidade uma conferência em 1990, em sua defesa.

A intervenção de apoio ao Papa de Giorgio Israel, professor de Matemática nessa universidade romana, aparece em um artigo na primeira página de «L’Osservatore Romano».

O texto foi escrito antes que a Santa Sé anunciasse, após os protestos – inclusive a ocupação da reitoria –, que se decidiu adiar a visita papal, prevista para a quinta-feira, ainda que enviará o discurso que o pontífice havia preparado.

O matemático recorda um discurso pronunciado pelo cardeal Ratzinger, então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, em 15 de fevereiro de 1990, no qual explicou como mudou a atitude da Igreja em sua relação com a ciência, e em particular em relação ao caso Galileu.

«A fé não cresce a partir do ressentimento e da rejeição da racionalidade», dizia o cardeal.

Israel denuncia a contradição de quem se opôs à visita do Papa, teoricamente em defesa do valor da suposta laicidade da ciência, negando, contudo, o direito à palavra.

«É surpreendente que quem escolheu como lema a célebre frase atribuída a Voltaire – ‘lutarei até a morte para que tu possas dizer o contrário do que penso’ –, oponha-se a que o Papa pronuncie um discurso na universidade de Roma ‘La Sapienza’», constata o matemático.

=========



Enquanto isso, bilhões de católicos se calam... nem sabe da luta que o Papa trava contra a besta e contra as trevas destes obscurantismo... juvenil..



CONSEGUIRÁ ELE FALAR NA ONU EM ABRIL?


Artigo Visto: 2614

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.198.498
Visitas Únicas Hoje: 72
Usuários Online: 29