recadosdoaarao



Recados
Voltar




16/11/2012
Padres de batina


16/11/2012 11:15:30

Recados - Padres de batina

 Vaticano, a roupa faz o sacerdote





Rss FeedTwitterFacebookPrint









preti in talare


sacerdotes de batina




Um memorando interno assinado pelo Cardeal Bertone convida todos os clérigos que trabalham na Santa Sé de usar a batina preta ou clérigo

Tornielli
Cidade do Vaticano

O hábito deve fazer o monge, ao menos no Vaticano. No último dia 15 de outubro, o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, assinou uma circular enviada a todos os entes da cúria romana para enfatizar que os sacerdotes e religiosos devem se apresentar ao trabalho com a vestimenta adequada, isto é, o "clergyman" ou a batina preta. Nas ocasiões oficiais, sobretudo na presença do Papa, os monsenhores já não poderão deixar no armário as vestes de botões vermelhos e a faixa violeta.


Um chamado ao respeito às normas canônicas que representa um sinal preciso, que seguramente terá eco inclusive fora das fronteiras do menos estado do mundo: de fato, no Vaticano são raríssimos os religiosos que não se vestem como tal. E é provável que este chamado a uma apresentação fiel e impecável, formalmente, seja interpretado como um exemplo aos que vêm de fora do Vaticano, isto é, para os bispos ou sacerdotes de passagem por Roma. Uma forma de "dizer à sogra que entenda a nora", como se diz em italiano.


O Código de Direito Canônico estabelece que "os clérigos devem portar um hábito eclesiástico digno", segundo as normas emanadas pelas diferentes conferências episcopais. A Conferência da Itália, por exemplo, estabelece que "o clero, em público, deve usar a batina ou o 'clergyman'", isto é, o traje negro ou cinza com o colarinho branco. O nome em inglês revela a sua origem protestante, mas passou a fazer parte do vestuário dos eclesiásticos católicos, mesmo que no início tenha sido uma concessão aos que tinham de viajar.


A Congregação vaticana para o Clero explicava, em 1994, os motivos sociológicos do hábito dos sacerdotes: "Em uma sociedade secularizada e tendente ao materialismo", é "particularmente necessário que o presbítero -- homem de Deus, dispensador de seus mistérios -- seja reconhecível aos olhos da comunidade".


A circular de Bertone pede aos monsenhores que usem o hábito de botões vermelhos nos atos "em que esteja presente o Santo Padre", assim como nas demais ocasiões oficiais. Um convite que também se estende aos bispos que assistem a uma audiência com o Papa, que, a partir de agora, deverão seguir rigorosamente a etiqueta.


O uso de vestes civis para o clero esteve relacionado, no passado, a situações particulares, como no caso da Turquia, durante os anos oitenta, ou do México, até há pouco tempo, onde os bispos estavam acostumados a sair de casa vestidos como empresários. Este costume foi se estendendo pouco a pouco pela Europa: não devemos esquecer as famosas imagens do jovem teólogo Joseph Ratzinger de palitó e gravata escura durante os anos do Concílio. Há anos, sobretudo entre os jovens sacerdotes, registra-se uma contracorrente. Uma mudança "clerical" que agora está formalizada em uma circular do Secretário de Estado.




Artigo Visto: 3514

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.198.523
Visitas Únicas Hoje: 97
Usuários Online: 28