recadosdoaarao



Recados
Voltar




05/06/2007
Dicas de Oração


Recados - Dicas de Oração
05/06/2007 17:08:50
Recados - Dicas de Oração

DICAS DE ORAÇÃO
 
Uma das grandes vantagens dos meios rápidos de comunicação é que a gente aprende rápido, pode aprender muito, e também passar tudo isso rápido a outros que precisam.
 
Nestes temos de arrancada final, penso que devemos ir largando aos poucos de nossa vida tudo aquilo que pode nos atrapalhar e onerar na caminhada, porque ela não será entre um jardim florido, e sim no Calvário, junto com Pedro e a Igreja. Assim, é importante ir passando as coisas necessárias, aprendendo o que é útil, largando o inútil e livrando-se dos penduricalhos.
 
Nos últimos tempos tenho passado aos amigos algumas experiências na oração, que servem para todos e quem quiser fazer uso delas certamente se sentirá bem.
 
Durante muitos anos, ouvi pregadores e li artigos sobre a oração, e todos me diziam que a oração deve ser meditativa, contemplativa, lenta e pausada. Diziam-me que a Ave Maria deve ser meditada, senão não tem valor. Fiquemos com a Ave Maria de exemplo!
 
Diziam que durante o Terço, o Rosário, se deve meditar no Mistério que se contempla, senão tal oração não tem valor nem sentido.
 
Mais ainda, me diziam também que uma Ave Maria, se rezada com muita devoção basta, porque Deus não é surdo e não precisa que fiquemos repetindo-a insistentemente.
 
Diziam que Deus não gosta destas Orações longas, nem de rezas alto, porque isso é coisa de fariseu, que gosta de aparecer. “Fecha-te no teu quarto e reza oculto”, diziam!
 
Diziam que se deve participar é de grupos de reflexão, para ler a Palavra de Deus e a comentar, aplicando-a as situações da nossa vida, inclusive política.
 
Diziam enfim, que Deus não gosta de orações decoradas, que quando você reza deve falar com Deus, como se estivesse falando com um amigo. Será mesmo?
 
Bem! Nada como achar o rabo do capeta para desmentir tudo isso. Eu descobri que as pessoas que falam isso tudo, são exatamente as que não rezam mais, que não sabem rezar, que nada sabem de oração, pois passam semanas sem rezar uma só Ave Maria. Ou você ainda duvida que seja assim? Agora sei e vou lhes passar alguns segredos:
 
A Ave Maria é nossa grande canção de batalha! Ela não somente deve ser repetida e em tom firme e decidido, como deve ser repetida milhares de vezes e todos os dias.
A Ave Maria deve ser rezada num só pulso de voz, em cada um dos coros, tanto o que puxa a primeira parte, como o que responde a segunda, sem respirações no meio.
A Ave Maria é uma oração que se reza em forma de marcha, como um hino de soldado que segue para a guerra, mas não com ódio inflamado e sim com ternura.
A Ave Maria, se rezada em tom firme e decidido, de marcha, responde a cada passada com um esmagar na cabeça do demônio e é como uma marretada que se lhe desfere.
A Ave Maria, se rezada muito devagar, se rezada sem firmeza, com muitas paradas para respiração no meio, torna-se cansativa, sonolenta, e no fim improdutiva.
A Ave Maria, se rezada lentamente, não produz efeito de decisão, é se torna como se a gente desferisse os golpes no inimigo, com um saquinho de penas.
A Ave Maria é
uma oração poderosa e certamente uma das que mais enternece o coração do Pai Celeste, pois foi Ele quem colocou tais palavras na boca do arcanjo São Gabriel.
A Ave Maria deve ser rezada não em disparada, mas relativamente rápido, a fim de não dar tempo para as distrações, tão comuns quando ela é rezada lentamente.
A Ave Maria é rezada pelos anjos e santos do Céu, na metade do tempo real em que nos a rezamos na terra, mesmo se rezada aqui num pulso de voz.
A Ave Maria é bíblica e deve ser rezada pensando exatamente nas palavras da Ave Maria, e não em meditando os mistérios, que devem ser apenas anunciados.
A Ave Maria deve ser rezada com o coração de Maria, para que Maria nos leve para o Coração de Jesus e ao Pai.
A Ave Maria é coração, alma, pulsação, ardor, decisão, firmeza e ao mesmo tempo ternura e amor. É o filho pedindo á Mãe, que implora ao seu Filho Jesus, que pede ao Pai.
 
POR QUE A AVE MARIA?
 
A Ave Maria é uma das orações mais indulgenciadas da Igreja. O demônio a teme como a nenhuma outra, por uma série de motivos:
 
1 – É uma oração feita pelo próprio Deus Pai, para a defesa de seus filhos!
2 – É uma oração Bíblica, portanto deve ser rezada por todos os cristãos.
3 – A cada vez que você pronuncia a palavra “Maria”, ou “Jesus”, você recebe dos tesouros da Igreja uma indulgência parcial de 7 dias de remissão de pena. Assim, cada Ave Maria rezada com amor e coração, resulta em 21 dias a menos de Purgatório.
4 – Se você rezar no Terço, em família ou em grupo, a Ave Maria em dois coros de vozes – um puxa outro responde – acrescente indulgência de mais 100 dias de remissão de pena.
5 – Se você rezar em grupo, pelo efeito poderoso da comunhão dos santos, cada uma destas indulgências é aplicada a você, multiplicada pelo número de orantes.
6 – Assim, se 10 pessoas rezam o Terço ou o Rosário, a cada vez que o grupo pronuncia “Maria ou Jesus”, recebe 70 dias de indulgência parcial, a cada Ave Maria, mais 700 dias pelo efeito do duplo coro de vozes.  Faça as contas e se pergunte: por que mesmo é que as pessoas vão ao Purgatório? A resposta é: porque não rezaram Ave Marias suficientes.
7 – A Ave Maria é poderosa porque clama por Maria e esta palavra é o terror dos demônios. Na verdade é a única palavra que não se pronuncia no inferno, Sabiam? Então, quanto mais você a repete, mais treme o báratro nefando. É por isso que ele não gosta que seja repetida. Porque lembra a Lúcifer de que ele será esmagado por Maria. E cada vez que você repete esta palavra é como se lhe dissesse mil vezes: a Mulher te esmagará! A Mulher te esmagará! A Mulher te esmagará! Então ele foge apavorado, porque acha o cúmulo dos absurdos que uma pessoa repita mil vezes a mesma coisa, pois repetir e pedir e implorar pelo auxílio divino é sinal de humildade, e o maldito é orgulhoso. Isso para o orgulho dele é demais! É por isso que humildade mil vezes repetida o derrotará!
 
Então é justamente por isso, que ele tem ensinado certas pessoas que não rezam a Ave Maria esta conversa mole de que “uma só chega”, ou “uma só rezada com amor vale mais que mil repetições”, e ainda “deve ser rezada meditada”, sim para dar bastante sono. É por isso que tantas pessoas têm tremenda dificuldade com o Terço e um horror do Rosário, porque o sono as derruba. Pergunta para mim se me deixo vencer pela moleza.
 
DISTRAÇÕES:
 
Acima mencionei que a distração durante as orações, em especial do Terço e do Rosário, é algo muito comum, eu diria, é um problema de 100% de todos nós. Mas vamos analisar por partes: Que é uma distração? Distração é um desvio de atenção de algo que se está fazendo, para uma outra situação simultaneamente. Quando você reza, seu pensam
ento divaga, e acaba se voltado para outra coisa, enquanto MECANICAMENTE, sua boca repete a oração decorada. Mas será que sempre é distração?
 
Naturalmente que, quando você reza, o demônio tenta evitar isso, de todas as formas. Então, ele se planta entre o consciente e o inconsciente e sugere ao orante um desvio de pensamento. Sugere coisas “boas” e sugere coisas más. Entre as coisas “boas”, aponta primeiro para aquilo que você gosta, seu hoby, a pescaria, os planos de viagem, o lazer e até o prazer. Claro que isso não é ruim, mas é uma distração que dilui a oração.
 
Aponta também coisas más como pensamentos libidinosos, e coisas mais. Neste caso, não só o valor da oração se dilui, como se torna nulo, zero. Ou quase?
 
Por que este quase? Porque Deus sabe de nossas limitações e sabe de nosso esforço. E o primeiro fator de soma em uma oração, é a simples presença, o simples desejo da pessoa de estar ali. Quero dizer: o simples fato de a pessoas se dispor a rezar, já é um ato de fé, que tem seu mérito e Deus bondoso reconhece isso. O desejo dela conta como prece! É afinal um ato de humildade, e mesmo que seu pensamento esteja voltado para coisas nem sempre boas, Deus não perde nada e a premia com graças equivalentes.
 
Sentir o desejo de rezar, ter a graça mesmo insipiente do dom da Piedade é algo que a pessoa que tem deve agradecer diariamente e de joelhos. Sim, porque milhões de pessoas, em todo mundo não sentem este desejo, nem tiram tempo de se colocar aos pés de Deus. E isso os priva de muitas graças. A elas, aos seus, e ao mundo que precisa de orações.
 
Mas vejam, nem tudo é distração. Muitas vezes, o pensamento da pessoa está voltado para as situações da vida, está meditando em coisas difíceis de resolver, em situações de família e que a angustiam, de maridos, esposas e filhos, de amigos, especialmente quando se trata de conversão e salvação de suas almas. Meus caros amigos, neste caso não se trata de distração e sim de uma obra do Espírito Santo, que faz a pessoa meditar nestas situações, e muitas vezes deste pensar resulta a chave para a solução daquele problema.
 
De fato, nossa mente é muito ágil, diz Nossa Senhora, e tantas vezes é incontrolável devido às limitações da carne, dentro da qual nossa alma se aprisiona. Então, quando durante as orações, o seu pensamento foge e divaga nestas situações normais da vida, mesmo que apenas a sua boca, ou sua mente esteja pronunciando a Ave Maria, quase mecanicamente, disso pode resultar uma oração quase perfeita, e fonte de inumeráveis graças. Aliviado(a)?
 
Então, não se angustie e continue rezando. Comece a testar a oração do Terço mais rápido, tanto individualmente como em grupo. Um coração apegado em Maria, com um mínimo de distrações, individualmente pode rezar o terço em sete minutos, portanto na metade do tempo normal. E tudo isso sem perder graças nem efeitos. Isso evitará que tenha aquele sono incontrolável, ou que se enfastie de rezar achando que é muito longo o Rosário, quando na verdade não é.
 
Uma última coisa: caso você reze apenas uma Ave Maria, então você a pode rezar com calma fazendo soar aos ouvidos as batidas do próprio coração. No mais é fazer da vida uma Oração. Isso quer dizer, convidar a Deus para começar seu dia e ficar junto e fazer tudo, mesmo o pior e mais difícil, como se o estivesse fazendo com Deus e PARA Ele.
 
E você, esposa e mãe de família tão atarefada, convide Maria para ajudá-la nas lides domésticas. Verá que o serviço rende mais, logo acaba e dará ainda tempo para rezar, pelo menos o tanto que a Mãezinha pede a seguir.
 
A Ave Maria é importante, mas todas as orações feitas com amor, são queridas por Deus
, pois o AMOR é a medida de todas s coisas.
 
ALGUMAS DICAS DE NOSSA SENHORA:
 
Em 16 de junho de 1983, Nossa Senhora ditou a Iélena em Medjugorge as regras para o grupo de oração, que seria totalmente abandonado a Jesus:

1. Renunciem a todas as paixões e aos desejos desordenados. Evitem a televisão, principalmente os maus programas, esportes em excesso, satisfação irracional com alimento, bebida, álcool, fumo, etc.

2. Abandonem-se a Deus sem quaisquer restrições.

3. Definitivamente, eliminem toda a angústia. Aquele que se abandona a Deus não tem espaço em seu coração para angústia. As dificuldades persistirão mas servirão para o crescimento espiritual e renderão glória a Deus.

4. Amem seu inimigos. Banam de seus corações todo ódio, inveja, julgamentos preconcebidos. Rezem pelos seus inimigos e peçam a benção Divina para eles.

5. Jejuem duas vezes por semana a pão e água. Reúnam o grupo pelo menos uma vez por semana.

6. Dediquem pelo menos 3 horas diariamente à oração, das quais ao menos meia hora pela manhã e meia hora à noite. A Santa Missa e a oração do Rosário estão incluídas neste tempo de oração. Reservem momentos de oração no curso do dia e, a cada vez que as circunstâncias o permitirem, recebam a Santa Comunhão. Rezem com grande concentração. Não olhem para o relógio o tempo todo, mas permitam-se ser guiados pela graça de Deus. Não se envolvam demais com as coisas deste mundo, mas confiem tudo isso a nosso Pai Celestial através da oração. Se alguém estiver muito preocupado, não será capaz de rezar bem porque faltar-lhe-á a serenidade interior. Deus contribuirá para a obtenção de um feliz resultado, na condução das suas obrigações, quando alguém se dedica ao trabalho dEle.

Aqueles que vão à escola ou ao trabalho precisam rezar por meia hora pela manhã e à noite, e, se possível, participar da Missa. É necessário estender o espírito de oração ao trabalho diário, o que significa acompanhar o trabalho com a oração.

7. Sejam prudentes porque o Demônio tenta todos aqueles que tomaram a resolução de se consagrarem a Deus, muito particularmente esses. Ele irá sugestioná-los por estarem rezando e jejuando demais. Dirá que devem ser como os outros jovens e irem à busca de prazeres. Não o escutem nem obedeçam. É à voz da Virgem Santíssima que devem prestar atenção. Quando estiverem firmes na fé, o demônio não mais será capaz de seduzi-los.

8. Rezem muito pelo Bispo e por aqueles que detêm posições na Igreja. Não menos da metade de suas orações e sacrifícios devem ser dedicadas a esta intenção.

Nossa Senhora disse: As pessoas que seguirem estas regras serão consagradas, qualquer que seja o seu estado de vida.
 
 aarão



Artigo Visto: 5279

ATENÇÃO! Todos os artigos deste site são de livre cópia e divulgação desde que sempre sejam citados a fonte www.recadosdoaarao.com.br


Total Visitas Únicas: 4.200.629
Visitas Únicas Hoje: 300
Usuários Online: 112